Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Ministério da Saúde utiliza Facebook para aumentar o número de doadores de sangue em todo o país

Foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS), no dia 23 de novembro, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, um banco de doadores de sangue virtual. O banco funciona por meio da rede social Facebook e tem como objetivo difundir a importância da doação de sangue e agregar doadores de todo o país.

Para participar do banco é necessário informar o tipo sanguíneo, preencher um formulário e convidar outros usuários da rede social. Os doadores cadastrados não precisam doar sangue imediatamente. Quando houver necessidade, serão convocados para doação.

De acordo com o MS, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país. Atualmente, são coletados 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano em todo o Brasil. A meta do MS é aumentar esse número para 4 milhões até 2012, tendo em vista que o ideal seria 5,7 milhões, número estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As pessoas interessadas em doar sangue precisam apresentar documento com foto, ter peso acima de 50Kg e ter idade entre 18 e 67 anos. Candidatos com 16 e 17 anos podem doar apenas se forem autorizados pelo responsável legal.

Pessoas em jejum ou que tenham ingerido bebida alcóolica em um período de 12 horas não podem doar. Deve-se evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e deixar de ingerir alimentos gordurosos por pelo menos três.

Pessoas diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade também não podem doar, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com AIDS, sífilis, Doença de Chagas, usuários de drogas e quem pratica sexo sem preservativo com parceiros eventuais.

O banco de doadores de sangue virtual do MS pode ser acessado pelo endereço http://www.facebook.com/DoeSangueMS?. Os postos de coleta de sangue localizados no Estado de São Paulo podem ser encontrados no endereço http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao-de-sangue/postos-de-coleta.htm.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado