Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Especialização

Processo seletivo 2024 - Especialização em Saúde Coletiva 

 

Turma 2024/2025

 

As inscrições deverão ser realizadas no período de 02 de outubro a 27 de novembro de 2023, com início às 8 horas do dia 02 de outubro e término às 17 horas do dia 27 de novembro de 2023 (horário de Brasília). 

Os interessados devem realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), por Depósito Identificado (nome e CPF do candidato), exclusivamente em agências físicas do Banco do Brasil  (Agência 1897-X, C/C 8849-8), exceto nos caixas eletrônicos. Após o pagamento, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição. Somente após essas etapas o Instituto de Saúde confirmará a inscrição, via e-mail. 

O processo seletivo será efetuado em 2 fases: 

  • Primeira fase: prova de conhecimentos específicos, que será dissertativa, com caráter eliminatório e classificatório a ser realizada em 01 de dezembro de 2023.
  • Segunda fase:  análise de currículo, prova oral e entrevista, com caráter eliminatório e classificatório, prevista para os dias 23 e 24 de janeiro de 2024.

                                  

                          Cronograma

Inscrição

02/10 a 27/11/23

Prova

01/12/23

Resultado da prova

18/12/23

Entrevista

23 e 24/01/24

Resultado da entrevista

31/01/24

Matrícula

12 e 13/02/24

 

Sobre o curso 

  • O curso terá duração de um ano, sendo que a carga horária prevista é de 1720 horas, correspondendo a 40 horas semanais. 
  • O valor bruto da bolsa de estudo é de R$ 1.044,70 (hum mil e quarenta e quatro reais e setenta centavos) por mês – ano base 2021, fixada pela SES - SP. Incidirá sobre o valor bruto da bolsa de estudo o desconto da contribuição previdenciária e/ou quaisquer outros previstos em Lei. 
  • Durante o curso o aluno não poderá ter vínculo empregatício com instituições que recebam recursos do Sistema Único de Saúde – SUS. Os alunos devem dedicar-se exclusivamente ao Curso durante os 12 meses previstos para sua conclusão. 

 

Anexo I     Descrição das áreas, curso, conteúdo programático e bibliografia para prova objetiva

 

Anexo II    Modelo de Declaração para redução de pagamento de taxa de inscrição

 

Anexo III  Critérios de avaliação do Curriculum Vitae

 

Anexo IV   Modelo de Curriculum Vitae

 

Anexo V     Modelo de Recurso

 

Edital

 

Resultado da Solicitação de Redução de Taxa

 

Deferimento das inscrições

 

Convocação para primeira fase - prova dissertativa

 

 

Programa de Especialização em Saúde Coletiva

 

O Programa de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, em todo o seu período de implementação, teve como objetivo a formação de egressos de cursos das áreas da saúde (exceto medicina) e ciências sociais que pretendem aprofundar seus conhecimentos em Saúde Coletiva e atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de que os alunos possam utilizar a pesquisa para a melhoria das práticas de gestão e cuidado em saúde.

 

Em 2017, o parecer do Conselho Estadual de Educação nº 382/2017 reconheceu o Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS, da Coordenadoria de Recursos Humanos da SES-SP, como Escola Superior. Nesse parecer, o Instituto de Saúde foi credenciado como uma Unidade Didática desta Escola Superior, juntamente com os Institutos Butantan, Adolfo Lutz e Pasteur. Com isso, o PAP foi certificado como Curso de Especialização em Saúde Coletiva, concretizando, assim, um anseio de longos anos dos profissionais de saúde do Estado.

 

O objetivo do curso é permitir que profissionais de saúde e áreas afins possam se especializar em Saúde Coletiva, qualificando-os para a prática profissional nas dimensões da gestão ou da atenção à saúde no âmbito do SUS. Os objetivos específicos do curso são: 

 

  • fornecer subsídios teóricos e práticos sobre o campo da Saúde Coletiva;
  • aprimorar os conhecimentos sobre as políticas de saúde no Brasil e sobre práticas de cuidado em saúde;
  • promover a reflexão sobre a relação entre as Ciências Sociais e Saúde Coletiva;
  • instrumentalizar os alunos para aplicação do método epidemiológico no âmbito dos serviços de saúde;
  • disseminar os conhecimentos sobre a ética em pesquisa, inovação em saúde, Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Políticas Informadas por Evidências (PIE) e
  • aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre o método científico como subsídio para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Anualmente são formados 20 alunos a cada turma, que são contemplados com bolsas de estudo custeadas pela SES-SP.

 

O projeto pedagógico do Curso de Especialização preservou muitas características da estrutura curricular do antigo Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), especialmente no tocante aos módulos teóricos e ao trabalho de campo. Com uma carga horária de 1.720 horas, das quais 560 horas são teóricas e 1.160 práticas, o curso está estruturado em três módulos: I - Núcleo Comum; II - Núcleo Específico Teórico e III- Núcleo Específico Prático.

 

O Núcleo Comum é compartilhado com as demais Unidades Didáticas, sendo composto pelas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde, Metodologia de Pesquisa, Inovação e Ética.

 

Já o Núcleo Específico Teórico é implementado integralmente pelo Instituto de Saúde, sendo oferecidas as disciplinas de Políticas, Planejamento e Gestão do SUS; Práticas de Atenção à Saúde; Epidemiologia; Informação em Saúde; Ciências Sociais e Saúde; Pesquisa Qualitativa; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Políticas Informadas por Evidências; Educação em Saúde e Comunicação em Saúde.

 

Um grande diferencial do Curso de Especialização do IS é a oportunidade que os alunos têm de desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) tendo como campo de práticas um Sistema Municipal de Saúde.

 

Por meio de parcerias entre o IS e Secretarias Municipais de Saúde, os alunos desenvolvem projetos de pesquisa aplicada, sob a orientação de pesquisadores, por demanda de gestores municipais para a resolução de problemas de saúde prioritários. Nos últimos anos, os municípios parceiros foram Embu das Artes, Santos e Franco da Rocha, onde os alunos estão inseridos em projetos no âmbito do município.

 

Como produtos da parceria entre o Instituto de Saúde e a SMS de Francisco Morato, atualmente em andamento, podem ser citados um diagnóstico sobre condições de vida e situação de saúde; três documentos de sínteses de evidências para o enfrentamento de problemas prioritários de saúde; a realização de oficinas com profissionais da Atenção Básica sobre trabalhos em grupos educativos, saúde sexual e reprodutiva, manejo do diabetes mellitus e saúde mental; e a elaboração dos Cadernos de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-natal, Parto e Puerpério e Assistência Farmacêutica, entre outros.

 

Corpo docente

 

Disciplinas

 

Pesquisa de egressos

 

 

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES

 

Processo seletivo 2020

 

Processo seletivo 2022

 

Processo seletivo 2023

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado