Instituto de Saúde

Disponível no site do Instituto de Saúde, Série Técnica Navegador SUS amplia os debates sobre as Redes Integradas de Atenção à Saúde

Encontram-se disponíveis no site do Instituto de Saúde (IS) as publicações da Série Técnica Navegador SUS. Elaborada pela Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) da Organização Mundial da Saúde (OMS), a série tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores no âmbito das Redes Integradas de Atenção à Saúde (RAS) e Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2010, a SAS/MS e a OPAS/OMS realizaram diversos estudos em conjunto sobre o tema Redes Integradas de Atenção à Saúde. Os resultados desses trabalhos deram origem à Série Técnica Navegador SUS, que visa auxiliar gestores da área da Saúde Pública no processo de implantação de redes no SUS.

Entre os coordenadores e autores que participaram da organização das obras encontram-se Eugênio Vilaça Mendes, consultor de Saúde Pública no projeto Qualificação de Atenção à Saúde (QualiSUS), que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS, e Renato Tasca, coordenador da Unidade Técnica de Serviços de Saúde (UTSS) da OPAS/OMS.

Para esta Série, Mendes escreveu o livro As Redes de Atenção à Saúde, no qual discorre sobre a implementação das RAS e os desafios da área de Saúde Pública, entre elas a fragmentação do SUS. Já Tasca coordenou a publicação A Atenção à Saúde coordenada pela APS: construindo as redes de atenção no SUS, que procura oferecer elementos estratégicos aos gestores para fortalecer o SUS.

Atualmente, a Série conta com seis publicações: Rede de Atenção à Urgência e Emergência na Macrorregião Norte de Minas Gerais; As Redes de Atenção à Saúde; Inovação nos Sistemas Logístico; Inovando o Papel da Atenção Primária nas Redes de Atenção à Saúde; A Atenção à Saúde Coordenada pela APS: construindo as redes de atenção no SUS e Redes e Regionalização em Saúde no Brasil e na Itália - Lições aprendidas e contribuições para o debate.

A Série Técnica Navegador SUS encontra-se disponível em PDF na página do Instituto de Saúde. Para acessá-la clique aqui.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico