Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Ministério da Saúde lança edital do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica

Foi publicado no Diário Oficial do dia 8 de dezembro de 2011 o edital de convocação do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (PROVAB). O Programa é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde (MS) e o da Educação (MEC) e tem como objetivo contratar profissionais da Saúde recém-formados que tenham interesse em atuar no serviço de Atenção Básica à Saúde (ABS). Com isso, o MS visa ampliar a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em locais carentes e afastados dos grandes centros.

O edital destina-se às secretarias municipais e estaduais de Saúde, bem como às instituições de ensino superior que tenham interesse em participar do Programa. O pedido de adesão deve ser enviado até o dia 7 de janeiro de 2012.

As vagas estarão disponíveis ao público a partir de fevereiro de 2012. O PROVAB oferecerá 3,7 mil vagas, sendo que duas mil delas serão destinadas a médicos, mil a enfermeiros e 700 a cirurgiões-dentistas.

Os profissionais convocados firmarão contrato de um ano, receberão suporte e instruções das instituições de ensino superior cadastrados no Programa e também serão avaliados. Aqueles que obtiverem bom desempenho terão uma adição de 10% na nota dos exames de residência médica.

O PROVAB também prevê a utilização do programa Telessaúde, que tem como objetivo qualificar, à distância, profissionais da ABS por meio da integração das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os centros universitários. O Telessaúde utiliza recursos de telecomunicação e informática, tais como videoconferências, biblioteca virtual, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats.

Clique aqui para ler o edital do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica na íntegra.


Núcleo de Comunicação Técnico-Científca

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado