Instituto de Saúde

Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo aumenta número de leitos e amplia serviços de internação a dependentes químicos

A Secretária de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP) vai aumentar o número de clínicas para tratamento gratuito de usuários de drogas e álcool no estado. A medida faz parte do Programa Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas e tem como objetivo ampliar a quantidade de centros hospitalares que ofereçam internação de curta permanência e atendimento multidisciplinar a dependentes químicos fora do ambiente hospitalar. As novas clínicas de reabilitação administrarão cuidados psicológicos individuais e coletivos, atividades físicas e terapias ocupacionais.

Será construído um prédio no complexo do Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC), uma Divisão do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), voltado exclusivamente ao tratamento de dependentes químicos. A instalação possuirá 52 leitos, abrigará uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial a Usuários de Álcool e outras Drogas (Caps-AD), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e contará com equipes multidisciplinares, bem como assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos.

Ademais, na capital Paulista, a SES/SP transformará o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental (CAISM) em um núcleo exclusivo para tratamento de dependentes químicos, onde serão disponibilizados 130 leitos no primeiro semestre de 2012. Em São Bernardo do Campo, o Hospital Psiquiátrico Lacan oferecerá atendimento especial a adolescentes grávidas e 40 leitos destinados a adolescentes usuários de drogas e álcool. O serviço do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) também será otimizado, ampliando suas atividades em relação aos usuários da "Cracolândia".

Já na cidade de Botucatu, localizada no interior Paulista, a Secretaria está implementando o Serviço de Atendimento Psiquiátrico para Dependentes Químicos, Álcool e Drogas, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2012. A cidade terá um novo complexo hospitalar, construído em uma área de 3,7 mil metros quadrados, com 76 leitos.

A SES/SP prevê ainda a efetivação de 400 leitos até 2013, dobrando o número de leitos no Estado de São Paulo destinados à internação de usuários de drogas e álcool. As regiões que receberão novas instalações para tratamento de dependentes químicos serão: Grande São Paulo, Bauru/Botucatu, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São João da Boa Vista.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico