Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Campanha Nacional de Doação de Órgãos visa elevar índice de doações no país

Foi lançada, no dia 27 de setembro, em Brasília (DF), pelo Ministério da Saúde (MS), a campanha nacional de conscientização popular em relação à doação de órgãos. Sob o tema "Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas", a campanha será utilizada em peças publicitárias e divulgada em diversos meios de comunicação. O objetivo é incentivar a doação em todo o país. Com isso, o MS espera atingir a meta de 15 doadores por milhões de pessoas até 2015 - atualmente esse índice é de 11,1.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), o Estado de São Paulo registrou mais de 760 doadores no ano passado, dos meses de janeiro a novembro, número superior ao registrado em todo o ano de 2009, que contabilizou 705 doações. Também entre os meses de janeiro e novembro de 2010 houve um aumento de 18% na quantidade de procedimentos cirúrgicos envolvendo transplantes nos hospitais paulistas. Neste período, 2.018 transplantes foram realizados, 310 a mais que em 2009, quando 1.708 transplantes foram efetuados. Em 2010, São Paulo atingiu índices de doações comparáveis aos da Espanha e Canadá, países que mantêm médias acima de 20 doadores por milhões de pessoas.


Neste ano, o número de doações em São Paulo caiu 5% em relação a 2010, segundo balanço da SES/SP. De janeiro a setembro de 2011, foram realizadas 603 doações, sendo que no mesmo período em 2010 ocorreram 635 doações. O total de transplantes concluídos no estado, até setembro deste ano, foi de 1.505 transplantes, enquanto que em 2010, aconteceram 1.624 transplantes. Esse dado demonstra uma diminuição de 7,3% nos transplantes. Apesar da queda, a taxa média de 19,5 doadores paulistas por milhões de pessoas neste ano é superior a de países como a Argentina, que possui índice de 14,3 doadores por milhão.


A campanha do MS contará com peças publicitárias que serão veiculadas em TVs, rádios, internet, jornais e revistas, bem como em materiais impressos, os quais serão apresentados em outdoors, busdoors, estações do Metrô, mobiliários urbanos e elevadores (clique aqui para conferir as peças).


Sobre os transplantes de órgãos no Brasil


Segundo o MS, em 2003 ocorreram 1.896 doações efetivas, e em 2011, 2.144, o que representa um aumento de 13% nas doações efetivas. No primeiro semestre de 2010, o número de transplantes realizados foi de 10.150, sendo que em 2011, no mesmo período, aconteceram 11.242 transplantes. Para atrair ainda mais doadores, a campanha tentará esclarecer, por meio de cartazes e filmes publicitários, as dúvidas da população. A projeção do Ministério da Saúde é de que sejam realizados mais de 23 mil transplantes em todo o território nacional até o final do ano.


O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza 95% das cirurgias envolvendo transplantes e fornece assistência integral ao paciente transplantado, gratuitamente, o que torna o Brasil uma referência internacional na realização de transplantes de órgãos. Levando isso em consideração, o MS apresentou um projeto no lançamento da campanha em Brasília, desenvolvido pelo Comitê Estratégico para o Desenvolvimento de Novos Centros de Transplantes. O projeto é coordenado por Silvano Raia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e busca aperfeiçoar ainda mais o serviço de transplantes nacional, mediante a implementação de novos centros de captação e procura de órgãos em diversas regiões do país.


Jornada discutirá transplantes de órgãos este mês em São Paulo


Ainda sobre a questão de transplantes de órgãos, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC), promoverá, no dia 19 de outubro, a primeira edição da Jornada Multidisciplinar de Transplantes de Órgãos: Da pesquisa à prática clínica. O evento tem como objetivo abordar o processo de doações de órgãos, novas pesquisas e tecnologias na área, ética e outras questões pertinentes ao assunto. Mais informações no site da FAPESP, no endereço http://agencia.fapesp.br/14574


Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado