Redes sociais oferecem oportunidade de diálogo com a população
As redes sociais são amplamente utilizadas por empresas como ferramentas de marketing, visto que oferecem a possibilidade de alcançar grupos diversos, conhecer detalhadamente um tipo de público e ter um feedback rápido de novas campanhas e produtos. De acordo com o Social Networks in Health Care: Communication, collaboration and insights, a maioria das empresas líderes do setor farmacêutico e biotecnológico utilizam alguma rede social.
A área de pesquisas relacionadas à saúde também pode se beneficiar dessas tecnologias. Pesquisadores precisam divulgar seus trabalhos à população e submetê-los ao seu julgamento. Nesse sentido, as redes sociais demonstram serem canais eficientes para esse fim, bem como para conseguir incentivos, suporte e despertar o interesse das pessoas em pesquisas científicas.
O Facebook, por exemplo, é uma das mídias sociais mais utilizadas atualmente. Possui mais de 800 milhões de usuários cadastrados no mundo todo e atualmente ocupa a 2ª posição no ranking de sites da página Alexa - site que fornece dados estatísticos de páginas da Web - em número de acessos diários. Segundo o Google Trends, o número de visitas por mês é 960 milhões. Logo, o pesquisador tem a sua disposição uma ferramenta de divulgação ampla e fácil de lidar, em que pode mostrar os bastidores de seus estudos e expor os motivos que o levaram a iniciá-lo, evidenciando os benefícios da pesquisa a uma grande quantidade de pessoas.
Além disso, as redes sociais podem aproximar pesquisadores que se encontram em países diferentes e manter o público atualizado quanto aos avanços de sua pesquisa, sem depender das grandes mídias para intermediar a informação. O cientista, inclusive, pode tirar dúvidas e por à prova suas propostas por meio do sistema de ranking que as próprias redes sociais disponibilizam como os trends topics do Twitter e o botão like do Facebook ou pelos comentários postados pelos usuários. É possível ainda realizar vídeo conferências. O Twitter, por exemplo, disponibiliza o aplicativo TwitCam.
As ferramentas digitais, entre elas o Facebook, Twitter e Blogs, também agem como formadoras de opinião. Pesquisadores podem disseminar informações relacionadas às áreas em que atuam tornando as pessoas mais críticas em relação às notícias veiculadas por outras mídias e ao número de opções que podem ter na hora de tomar uma decisão mais saudável.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica