Instituto de Saúde

Palestra sobre Doenças Negligenciadas será realizada pela FAPESP e Sociedade Brasileira de Química em setembro

Será realizada, em setembro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com a revista Pesquisa FAPESP e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a palestra Doenças Negligenciadas e os Desafios no Desenvolvimento de Novos Medicamentos. O evento tem como objetivo promover o debate, a partir das considerações de pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento multidisciplinar, acerca dos desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento de novos medicamentos para as doenças tropicais negligenciadas (DTN), tendo como pano de fundo aspectos relevantes da ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, as DTN afetam mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, sendo as populações mais carentes as mais vulneráveis. Também os medicamentos disponíveis atualmente são extremamente limitados e apresentam sérios problemas, dentre os quais baixa eficácia e elevada toxicidade.

Coordenada por Carlos Alberto Montanari, do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química de São Carlos (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), a palestra compreende a 6ª sessão do Ciclo de Conferências Ano Internacional da Química, também organizado pela FAPESP e a Sociedade Brasileira de Química em comemoração ao Ano Internacional da Química, instituído, em 2006, pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) com vistas à celebração do centenário da conquista do Prêmio Nobel de Química por Marie Curie (1867-1934), em 1911 - a física polonesa já havia ganho, em 1903, o Prêmio Nobel de Física.

Sob o tema Química: nossa vida, nosso futuro, o Ciclo de Conferências visa discutir como essa área do conhecimento pode contribuir com soluções inteligentes e sustentáveis para os grandes desafios globais. As conferências, desenvolvidas desde abril, buscam, ainda, despertar o interesse dos jovens para a investigação científica, bem como promover uma reflexão sobre a importância da química para a sustentabilidade do planeta. Para o dia 14 de setembro, ademais, foram convidados para compor a mesa de conferencistas Celia Garcia, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo, e Glaucius Oliva e Adriano Andricopulo, ambos do Instituto de Física (IF) da USP.

A programação completa do Ciclo de Conferências Ano Internacional da Química - 2011, de abril a novembro, bem como os materiais, vídeos e resumos utilizados nas palestras anteriores, encontra-se disponível aqui. A palestra Doenças Negligenciadas e os Desafios no Desenvolvimento de Novos Medicamentos será realizada no dia 14 de setembro, das 13h30 às 18h00, no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, localizada na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa - São Paulo (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3838-4216/4362 ou pelo e-mail meletti@fapesp.br.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica