PECT - Politica Estadual de Controle do Tabaco

A A A Tamanho do texto

Malefícios à saúde

Várias são as perdas e danos que a saúde do tabagista sofre. O cigarro é o único produto legalmente comercializado que mata 50% dos seus consumidores. Em média um tabagista perde 20 anos de vida. Por ser fator de risco para mais de 50 doenças, das 1,3 bilhão de pessoas que fumam no mundo, a metade morrerá, entre 35 e 69 anos.

Fonte: OMS

Coração e Circulação
Responsável por 25% dos casos de Angina e Infarto do Miocárdio além de propiciar o aparecimento e/ou dificultar o controle da Hipertensão Arterial.

Pulmão
85% dos casos de Bronquite e Enfisema Pulmonar estão ligados ao cigarro, bem como as Infecções respiratórias.

 

Câncer Pulmão
Assustadoras são as estatísticas para o Câncer Pulmão, 90% dos diagnósticos desse tipo de câncer estão associados ao cigarro. Doença que poderia ser quase completamente evitada caso o cigarro não existisse. Atualmente é o segundo câncer que mais mata as mulheres no Brasil.

 

Outros tipos de Cânceres
O tabaco é responsável por 30% dos cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.
O cigarro favorece em 25% o surgimento do Derrame Cerebral ou AVC.

 

Outras Doenças Relacionadas ao Tabaco:

Aterosclerose
Tromboangeíte obliterante, doença que leva a amputações e aparece nas fotos dos maços de cigarros. Essa doença é exclusiva dos tabagistas.
Leucemia
Catarata
Menopausa precoce
Disfunção erétil
ou impotência sexual masculina
Infertidade
Úlcera péptica, Gastrite,
entre tantas outras doenças.

 

Fonte: ROSEMBERG,2003; INCA; OMS

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado