Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

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Perguntas Frequentes:

- Além do site, existe outro meio para consultar a disponibilidade de medicamentos? A consulta está disponível no site e através do telefone da Farmácia: 2030-4018.

 

- Quais medicamentos são fornecidos na Farmácia Ambulatorial?

Os medicamentos fornecidos (padronizados) na Farmácia podem ser consultados em “Disponibilidade de Medicamentos”. Quando o item pesquisado não for padronizado para dispensação pela Farmácia, o resultado da pesquisa será “MEDICAMENTO NÃO ENCONTRADO”.

 

- Com qual frequência as informações sobre disponibilidade são atualizadas no site? As alterações são realizadas todos os dias ou quando houver necessidade.

 

- Em todas as retiradas de medicamentos eu preciso de um novo número de admissão?

Sim, todos os meses que o medicamento for retirado deve ser feito um novo número para admissão.

 

- Somente o paciente pode retirar os medicamentos?

Não. Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos com receita e os documentos do paciente (veja a lista de documentos exigidos).

 

- Posso retirar medicamentos controlados apresentando a foto dos documentos pessoais do paciente?

Não. É obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto de quem vai retirar o medicamento.

 

- Tenho uma receita do posto de saúde, consigo retirar meus medicamentos na Farmácia do IPGG?

Não é possível. Na Farmácia são atendidas apenas receitas do próprio Instituto.

 

- Como obter o Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado (LME)?

O LME pode ser impresso através do site da Secretaria da Saúde. Acesse: http://saude.sp.gov.br/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage-old/acesso-rapido/laudo-de-solicitacao-avaliacao-e-autorizacao-de-medicamento-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-lme. O laudo deve ser devidamente preenchido e assinado pelo médico prescritor.

 

- Quais exames são necessários para autorização de retirada de medicamentos do Componente Especializado? Qual a validade?

Os exames e suas validades são estabelecidos no protocolo clínico de cada doença.

Para mais informações acesse o link: https://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/links-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/

 

- O que é Programa MedCasa?

É um programa coordenado pela farmácia de Alto Custo do NGA Maria Zélia, que visa o bem estar do paciente através da entrega de medicamentos (conhecidos como Alto Custo) de uso contínuo na residência do usuário. Estão excluídos do programa os medicamentos psicotrópicos e sujeitos a controle especial, medicamentos termolábeis e do Componente Especializado.

 

- É cobrado algum valor por este serviço?

Não, este serviço é totalmente gratuito, sem custo algum para o usuário.

 

- Posso retirar mais de uma vez o medicamento dentro do mesmo mês?

Não. A dispensação de medicamento é realizada apenas uma única vez no mês vigente, sendo disponibilizada a quantidade exata para o tratamento no período de 30 (trinta) dias.

 

- Como me cadastrar para receber medicamentos em casa?

Comparecer na farmácia com os documentos obrigatórios (veja a lista de documentos obrigatórios) para cadastro da receita e o paciente de primeira veze e encaminha para o Maria Zélia. A primeira entrega de medicamentos será presencial, no ato do cadastro e a entrega na residência será realizada no mês subsequente.

 

- Qual a periodicidade das entregas de medicamentos do MEDCASA?

As entregas são mensais. E a renovação é feita a cada 6 (seis) meses

 

- É possível o cadastro de receitas no MEDCASA sem ser presencial?

Não. Pois será necessária assinatura do termo medcasa para formalizar e realizar o cadastro.

 

- Já sou cadastrado para receber medicamento em casa, mas a minha receita venceu. O que devo fazer?

Deve marcar consulta o mais breve possível e solicitar uma nova receita (válida), caso não tenha consulta marcada, procurar o conte comigo para providenciar LME e Receita deve ser cadastrada na farmácia (presencial) para que as entregas continuem sendo realizadas.

 

- Fui cadastrado para receber medicamentos em casa, mas não recebi. O que fazer? Todo paciente é responsável e orientado no momento do cadastro no Med Casa a quando não receber na data agendada o seu medicamento em casa, ele deve ligar para o NGA Maria Zélia, mandar e-mail ou comparecer pessoalmente no NGA com o protocolo em mãos, cartão do SUS, RG e CPF. Na impossibilidade do paciente mandar o e-mail, enviamos pelo IPGG.

 

DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS

- A busca deve ser realizada inserindo o nome genérico do medicamento.

- Para medicamentos não padronizados pela Farmácia Ambulatorial, o resultado da pesquisa será “MEDICAMENTO NÃO ENCONTRADO”.

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