Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

Centro de Convivência

Desde sua criação, O IPGG tem como objetivo garantir a atenção integrada de promoção do envelhecimento saudável e da qualidade de vida para a população idosa, proporcionando assim, condições básicas para o exercício pleno da cidadania. Além dos tratamentos específicos da saúde, havia a preocupação em desenvolver atividades de lazer e de convivência.

O envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, mental e atividade física, e também o convívio social. Assim, o idoso participa como um agente produtor de saúde e de sua comunidade integrando grupos operativos das mais diversas atividades relacionadas, principalmente, à prevenção, promoção, manutenção e ao tratamento das diferentes patologias.

Esse modelo de promoção de saúde, incluindo as atividades culturais, vem ao encontro ao Estatuto do Idoso, Capítulo V “Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer” Art.20 que delibera: “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade” (Brasil, 2003).

 

TODOS OS ATENDIMENTOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA SÃO GRATUITOS

 

Para participar basta o usuário ter 60 anos ou mais e comparecer na Unidade, no 3º andar (sala 4) para realizar gratuitamente um cadastro no Centro de Convivência do Idoso, sendo necessário a apresentação de:
* Documento de identidade;
* Caderneta de vacinas (Covid-19 e Influenza são essenciais)
* Comprovante de residência
* Apresentar 1 telefone para caso de emergência.

Dúvidas nos telefones: 2030-4083/ 2030-4086/ 2030-4087
E-mail: ipgg-convivencia@saude.sp.gov.br

 

O Centro de Convivência é composto de 3 (três) Núcleos em sua estrutura:

- Biblioteca

- Núcleo de Atividades Internas

- Núcleo de Eventos

 

MISSÃO

       Integrar as pessoas idosas através das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência.

 

VISÃO

Ter um olhar diferenciado para promover o envelhecimento saudável.

 

VALORES

- Ética;

- Respeito;

- Comprometimento;

- Atendimento Humanizado.

 

OBJETIVO GERAL

- Possibilitar momentos de convivência e socialização, favorecendo a melhoria da qualidade de vida na promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Ofertar através de grupos e oficinas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, esportivas e de lazer, enfocando a promoção da saúde e a prevenção de doenças;

- Promover ações de inclusão e ampliação das redes sociais desenvolvendo a autoestima e a melhoria da qualidade de vida dos idosos;

- Promover, estimular, organizar a participação em atividades vivências para uma melhor integração;

- A valorização da autoestima, a afirmação de direitos, o fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários, evitando assim o isolamento social;

- Gerar autonomia e protagonismo, através da troca de experiências e integração;

- Estimular a independência e autonomia das pessoas idosas através de eventos.

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado