Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

Gestão de Qualidade

  FERRAMENTAS

 

A Assistência Farmacêutica do IPGG trabalha com o modelo administrativo de gestão de qualidade, baseada no ciclo PDCA (plan, do, check e act). Para tal, utiliza-se de diversas ferramentas de gestão, entre elas: diagrama de ishikawa, curva de pareto, folha de verificação e 5 por quês.

Para a promoção da gestão por meio de qualidade, trabalha nos conceitos da ISO 9000 e Indicadores da Assistência Farmacêutica no SUS, formando um conjunto de atividades que visam proporcionar as informações necessárias para a gestão, sendo elas, o procedimento operacional padrão (POP), Curva ABC, Curva XYZ, controle do ponto de pedido.

O serviço apresenta em torno de 70 indicadores, sendo que todos eles são calculados por meio do programa excell e monitorados conforme a necessidade do setor.

 

  PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

 

A Assistência Farmacêutica vem trabalhando com o planejamento estratégico desde 2007, e a cada ano, identifica necessidades que visam melhorar o serviço desenvolvido neste setor.

O planejamento é elaborado pelas farmacêuticas e discutido com a equipe durante a reunião de equipe.

A reunião de planejamento com os funcionários é realizada em três momentos sendo eles:

1º - no início do ano: nessa reunião são demonstrados os planos de ação e os cronogramas para a execução. Os funcionários discutem as ações e sugerem propostas.

2º - no início do segundo semestre: nessa reunião são demonstrados à equipe os resultados parciais, sendo discutidas novas propostas para que sejam alcançadas as metas.

3º - no final do ano: nessa reunião são demonstrados os resultados alcançados.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado