Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

14/04/2023 – Pacote de iniciativas na área da saúde

 

Durante os 100 primeiros dias, Governo de SP realizou uma série de iniciativas que envolvem ações nas áreas de combate ao mosquito da dengue, vacinação, pesquisa e tecnologia


 

| SES-SP

 

 

A preocupação com o aumento no número de casos fez o Governo de SP lançar uma campanha com uma série de ações para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

O foco da ação foi mostrar o perigo que o mosquito oferece para a população, já que, hoje, ele é responsável por quase um milhão de mortes no mundo a cada ano. O Estado também intensificou as visitas domiciliares aos imóveis para eliminar os criadouros do mosquito.

 

Na contramão de outras regiões do país, São Paulo registra, neste ano, redução de 23,8% nos casos de dengue e 32% nos óbitos em todo o estado, em comparação a 2022. Foram notificados, até o momento, 88,8 mil casos e 70 óbitos pela doença. No mesmo período do ano passado, 116,6 mil casos haviam sido registrados, com 103 óbitos.

 

 


Vacinação

 

Para reforçar a cobertura vacinal em todo o Estado, o Governo de SP investiu R$46 milhões na campanha de vacinação dos 645 municípios paulistas, o que representa R$1 por cada habitante do Estado. A prioridade é alcançar altos níveis de cobertura vacinal, sobretudo das doses que compõem o calendário básico. Uma campanha multiplataformas chamada “Vacina 100 Dúvidas” https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/, foi lançada para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre as vacinas e desmistificar fake news com relação à imunização.

 

As vacinas que compõem o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são os imunizantes contra poliomielite, meningite meningocócica conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b), hepatite b e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b, varicela, HPV, BCG (tuberculose) e Covid-19.


 

Pesquisas, tecnologia e vacinas
 

Na área da pesquisa e tecnologia o governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei do Canabidiol, um importante avanço para o Estado. Ele assinou também um contrato de parceria entre o Institut Pasteur da França e a Universidade de São Paulo (USP), que criou uma unidade do Pasteur em São Paulo, a primeira do Brasil.

 

Com a unidade, São Paulo vai poder avançar no estudo de novas viroses e a identificação de possíveis novas pandemias, além de pesquisas científicas de classe mundial em uma série de tipos de doenças.

 

O acesso à telemedicina no Estado de São Paulo também ganha fôlego com a implementação da primeira das três fases do Projeto de Saúde Digital: projeto piloto de TeleUTI em 1 hospital da capital com 40 leitos de UTI, o que vai permitir maior resolutividade e diminuição do tempo de permanência dos pacientes em cerca de 25%.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado