Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Seminário Final de Avaliação do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS)

04 de setembro de 2023

 

O Instituto de Saúde promoveu no dia 25 de agosto, o Seminário Final de Avaliação do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) que marcou o encerramento de projetos do Edital 2020-2022. Nesse evento também se celebrou a possibilidade de um novo edital do PPSUS no estado de São Paulo, perto de o programa completar 20 anos de existência.

 

Dra. Tereza da Costa Rosa, diretora do Instituto de Saúde, iniciou a mesa de abertura, agradecendo a presença de todos os participantes e enfatizando o valor das parcerias na promoção de resultados que realmente impactem os serviços e o sistema de saúde. Também participaram da mesa Dra. Ana Maria Caetano de Faria do Departamento de Ciência e Tecnologia – SECTICS/DECIT/MS, Dr. Gilberto Ferreira, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dra. Simone Godoy, coordenadora de Programas Científicos da FAPESP, Dr. Geraldo do Reple Sobrinho, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP), e Dr. Marcos Ferlin, representando a CCTIES-SES-SP.

 

O seminário contou com a participação da equipe do PPSUS do Ministério da Saúde, Marge Tenório, coordenadora Nacional do PPSUS, Giliana Betini e Leonardo Machado. Também participaram do encontro, as pesquisadoras do Instituto de Saúde, Monica Martins de Oliveira Viana e Bruna Carolina Araujo como moderadoras das mesas, Roberta Crevelário e Taís Tesser, como relatoras, e Cintia de Freitas Oliveira e Maritsa Carla Bortoli, que organizaram o evento.

 

Diversos pesquisadores marcaram presença e apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito do edital do PPSUS. No decorrer do evento, foram apresentados resultados de oito projetos aprovados na chamada de 2020, direcionados para o enfrentamento da Covid-19 e seus desdobramentos. Para o diálogo sobre os resultados dos projetos, gestores da SES-SP, Patricia Nieri, Nelson Yatsuda e Rosana Tamelini, de instituições de pesquisa, Evelinda Trindade, e do COSEMS-SP, Elaine Giannoti, ressaltaram os desafios enfrentados durante a pandemia e a importância das pesquisas no contexto da saúde. As pesquisas abordaram questões fundamentais relacionadas à Covid-19 e foram elogiadas por sua aplicabilidade e relevância.

 

Esse diálogo reforça a relevância do evento como um momento de estreitar laços entre os parceiros e fortalecer o trabalho conjunto no campo da saúde coletiva. O Seminário Final da Avaliação do PPSUS destaca a importância da pesquisa colaborativa e sua aplicação prática para o fortalecimento do SUS. A iniciativa aponta para o papel fundamental dos pesquisadores, gestores e parceiros na promoção da saúde coletiva e na busca por soluções inovadoras para os desafios em saúde.

 

 

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado