Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Seminário discute regulamentação e qualificação de produtos e serviços de saúde

Na última terça-feira aconteceu o terceiro dia do seminário "Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde no SUS: Desafios e propostas para a gestão", no Instituto de Saúde (IS). Os palestrantes convidados do painel da manhã foram Cleber Ferreira dos Santos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Mirtes Loeschner Leichsering, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e coordenadora do Grupo de Reuso do Hospital de Clínicas da Unicamp, e Maria Glória Vicente, da Gerência de Análise e Avaliação de Risco da ANVISA.

 

Maria Glória Vicente (ANVISA), palestrante

 

Santos mostrou um panorama dos processos de regulamentação de produtos para a saúde, apresentando leis e regulamentos. Mirtes abordou os conflitos entre normas de regulamentação de produtos e seu uso na prática, mostrando alguns exemplos de dificuldade de identificação da validade de equipamentos e descrições divergentes em seus rótulos. A última palestrante da manhã, Maria Glória, destacou a importância da tecnovigilância e mostrou dados atualizados sobre sua efetividade e alcance. Além dos palestrantes participaram do debate Eliane Psaltikidis, do HC-UNICAMP, Ana Bersusa, do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, e Luiz Carlos Fonseca e Silva, médico, consultor independente e aposentado da ANVISA. A moderadora do painel foi Amanda Cristiane Soares, coordenadora do Núcleo de ATS do Instituto de Saúde/SES-SP.

Mesa de debates

 

No segundo bloco do dia, que teve como tema as "Experiências da Utilização de ATS para qualificação e padronização de produtos nos serviços de saúde", o painel foi composto por Flávio Cavalcante Araújo, coordenador da Qualificação e Gerência de Risco da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Rosimeire A. Mendes Lopes, assessora de Recursos Materiais do CAISM - UNICAMP e Adriana Cavalcanti da Silva, assistente técnica de Saúde da Assessoria Técnica de Materiais e Equipamentos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.

 

Araújo abordou a avaliação e aquisição de tecnologias com base em sua experiência na Santa Casa de Misericórdia, destacando os processos utilizados na instituição em todas as fases de produção e compra de produtos para saúde, desde a avaliação da fabricação, abordando a venda pelo fabricante e a aquisição final do usuário. Rosimeire ressaltou as dificuldades da aquisição de produtos para saúde, o desafio de encontrar tecnologias que estejam de acordo com as necessidades dos pacientes e com o orçamento disponível para compra. Adriana apontou modos de se lidar com as dificuldades de trabalho por meio da qualificação tecnológica, ressaltando que aquisição de tecnologias médicas, assim como todas as esferas intrínsecas a esse processo, "deve sempre estar voltada para o bem-estar do paciente". Entre os debatedores estavam Almir Fernando Correia da Silva (INCA), Andrea Zamberlan (CCTIES/SES-SP) e Eliane Molina Psaltikidis (UNICAMP). A moderadora do seminário foi Tereza Toma.

 

Palestra de Rosimeire A. Mendes Lopes (UNICAMP)

Na próxima semana ocorrerão os dois últimos painéis de apresentações e debates, com os temas "Contribuições da avaliação de tecnologias em saúde para a atenção primária no contexto das redes de atenção à saúde" e "O SUS e a inovação em saúde". Clique aqui para mais informações e para inscrições.

 

Núcleo do Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado