Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 6 de novembro

 

 

6 de novembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Plataforma de teste em nuvem de colaboração de pesquisa COVID-19 tem potencial para ajudar além da pandemia 

Um sistema de monitoramento de doenças em nível populacional que emprega kits domésticos com cotonete estéril está sendo expandido hoje, sem custo para os participantes, como parte de um estudo de prevalência de infecção na área da Baía de São Francisco. O sistema poderia ter um impacto mais amplo nos testes, não apenas para COVID-19, mas também para outras doenças. O serviço usa a plataforma de testes em nuvem Vera, que agrega continuamente resultados de testes e dados sobre sintomas enviados por voluntários para estudar a prevalência da COVID-19 em tempo real em toda a região. A Universidade de Stanford e o Chan Zuckerberg Biohub, a Gates Ventures, a Universidade de Washington, a Microsoft Research e outras instituições públicas e privadas participam do projeto, com apoio consultivo da Fundação Bill & Melinda Gates. 

 

Estudo multicêntrico da Fiocruz vai descrever história natural da COVID-19 

A Fiocruz iniciou as atividades de recrutamento do RebraCOVID, estudo multicêntrico de história natural do novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil, que irá descrever a progressão ininterrupta da COVID-19 em indivíduos desde o momento da exposição até seu desfecho. A pesquisa estará presente em oito estados brasileiros e contará com a participação de 5 mil voluntários, divididos em quatro grupos. Envolverá seis unidades da Fundação e 13 outras instituições de pesquisa e saúde. 

 

Pesquisadores da UFRGS e do HCPA identificam alterações moleculares na COVID-19 que apontam o risco aumentado de complicações durante a gravidez 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificaram alterações moleculares associadas ao risco que a COVID-19 implica durante a gravidez. O quadro molecular identificado mostra alterações moleculares, resultantes da infecção por SARS-CoV-2, que estão associadas ao quadro de pré-eclâmpsia, uma doença caracterizada, principalmente, por um quadro de hipertensão arterial durante a gravidez. 

 

Pesquisa nacional relaciona gordura com agravamento de COVID-19 

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) analisaram o papel do tecido adiposo no agravamento da COVID-19. A equipe, coordenada pela professora do Departamento de Cirurgia, Marilia Cerqueira Leite Seelaender, descobriu que as células de gordura servem como reservatório para o Sars-Cov-2, contribuindo para aumentar a carga viral de indivíduos obesos ou com sobrepeso. 

 

Anvisa autoriza prosseguimento de testes com vacina contra a COVID-19 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje (3) que autorizou que o laboratório Janssen-Cilag (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson) prossiga com as pesquisas da vacina contra a COVID-19. O laboratório suspendeu os testes no dia 12 de outubro por causa de um “evento adverso grave” com um voluntário nos Estados Unidos. Segundo a agência, os estudos clínicos com a vacina, denominada de Ad26COVS2.S já podem ser retomados e que a decisão desta terça-feira "garante segurança aos voluntários brasileiros que queiram participar do experimento". 

 

Surgem mais evidências do papel da vitamina D na COVID-19 

Um dos estudos mais recentes sobre o assunto, publicado nesta terça-feira, 27, no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, concluiu que 80% dos pacientes com coronavírus em um hospital na Espanha apresentaram deficiência do hormônio. Embora mostre apenas uma associação e não uma relação de causa e consequência, os resultados sugerem que identificar se há deficiência de vitamina D em pacientes com COVID-19 pode ajudar a melhorar o prognóstico. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado