Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 4 de dezembro

 

4 de dezembro de 2020 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

 
“Este vírus vai continuar entre nós para sempre” 

Ian Lipkin, um dos maiores especialistas do planeta em vírus emergentes, avalia que será impossível erradicar o SARS-CoV-2. Lipkin tornou-se um dos maiores caçadores de vírus do planeta — descobriu mais de 1.500 —, incluindo outro patógeno misterioso que matou quatro pessoas em uma cadeia de contágios relacionados a transplantes de órgãos na África do Sul. 

 

Centro de contingência: Expansão da COVID pode ser mais rápida que em março 

A preocupação das autoridades da área da Saúde, agora, é que os mais jovens estariam abandonando os cuidados, se infectando e passando o coronavírus para pais e avós - que são do grupo de risco. Medina afirma que, se houver aceleração na curva de infecção, ela será maior agora que no início da pandemia. 

 

Reino Unido aprova vacina da Pfizer e prevê começar a aplicar doses na semana que vem 

O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a autorizar o uso das vacinas Pfizer e BioNTech nesta quarta-feira, à frente dos Estados Unidos e da União Europeia. A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) garantiu que a vacina, que segundo seus criadores tem 95% de eficácia contra a COVID-19, possa começar a ser administrada em todo o país já na semana que vem. 

 

Hospital da Rússia diz que começou a vacinar população local contra COVID-19 

O primeiro lote da vacina Sputnik V foi entregue a um hospital em Domodedovo, próximo a Moscou, para o início da vacinação em massa. 

 

Vacinas da Pfizer e Moderna podem estar prontas para autorização nos EUA em semanas 

As vacinas da Pfizer e Moderna contra a COVID-19 poderão estar prontas para autorização e distribuição nos Estados Unidos dentro de semanas. 

 

As diferenças abismais entre as vacinas de Oxford, Pfizer e Moderna, a Coronavac e a Sputnik V  

Reportagem do El Pais avalia as diferenças entre as candidatas mais avançadas a vacina contra a covid-19; preço oscila de 19 a 135 reais por dose; temperatura de conservação e eficácia também variam. 

 

Mutações do coronavírus não influenciam na transmissão, diz estudo 

Nenhuma das mutações atualmente documentadas no novo coronavírus (Sars-CoV-2) parece aumentar sua transmissibilidade em humanos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da University College London, na Inglaterra e publicado no periódico científico Nature Communications. 

 
Novos dados sobre a vacina de Oxford geram dúvidas sobre sua autêntica eficácia 

A universidade britânica e o laboratório AstraZeneca ocultaram na segunda-feira que seus melhores resultados haviam sido observados apenas em um grupo de vacinados com menos de 55 anos. 
A informação sobre o avanço científico mais necessária para a humanidade, a vacina contra a COVID-19, está sendo administrada a conta-gotas através de notas de imprensa de laboratórios farmacêuticos com ações nas Bolsas, o que talvez seja a pior maneira de comunicar a ciência. 

  

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado