Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 29 de outubro

 

29 de outubro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Pesquisa investiga transmissão de COVID-19 entre homens e animais 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da COVID-19 entre humanos e animais de estimação. Para obter a resposta, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial. 

 

Quais são as pesquisas em andamento para prevenção e tratamento da COVID-19? 

Neste artigo, procura-se analisar quais países têm sido mais ativos na pesquisa de novos medicamentos e vacinas, qual o estágio dessas pesquisas e quais as principais substâncias ou tratamentos que vêm sendo testados contra a doença. Não são analisados, contudo, os resultados eventualmente já obtidos por esses ensaios. 

 

Pesquisa comprova que COVID-19 é também doença vascular 

Estudo realizado com amostras post mortem, autorizadas pelos familiares de pacientes mortos em decorrência da COVID-19, mostrou que eles apresentavam lesões na célula que reveste o vaso sanguíneo, com possibilidade de ocasionar trombos e levar a óbito. Foram analisados pacientes com idade média de 75 anos e com comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.Os pesquisadores indicaram que o uso precoce de anticoagulantes pode ajudar no tratamento da COVID-19 e evitar tromboses. 

 

Identificados genes com maior potencial de gerar resposta imune à COVID na América do Sul 

Uma pesquisa internacional com participação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP levantou informações genéticas da população sul-americana para ampliar a base de dados sobre os genes HLA (sigla em inglês para antígeno leucocitário humano), que permitem às células de defesa - como os linfócitos T - eliminar as células infectadas pelos patógenos como o SARS-CoV-2. O estudo apontou as partes do vírus com mais chances de serem identificadas pelos genes HLA, o que será essencial na criação de kits de diagnóstico e vacinas específicas para uso na região. 

 

Hábitos para prevenir COVID-19 resultaram em atitudes mais saudáveis 

O professor José Carlos Farah traz a discussão para os novos hábitos que farão parte da vida em sociedade após o período da pandemia. A seu ver, assim como outras doenças que se alastraram pelos continentes no passado influenciaram o modo de vida das pessoas, as novas medidas adotadas para proteção contra a COVID-19, sobretudo as de cuidados com a higiene e a da valorização da prática regular de atividade física, são positivas e ajudarão as pessoas a viver melhor. 

 

Rússia pede aprovação de uso emergencial de vacina contra COVID-19 à OMS 

Pedido se refere a uso da Sputnik V, primeira candidata registrada no país; entidade começou a avaliar candidatas no fim de setembro. No Brasil, Paraná firmou parceria para produzir e testar a vacina. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado