Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 27 de novembro

 

19 de novembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

O enfrentamento da COVID-19 nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP 

A presente publicação, a quinta da série LEIASS (Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde), do Conass e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, reúne artigos oriundos de vários dos Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O intuito foi o de registrar como esses países enfrentaram a chamada primeira onda da COVID-19, na singularidade de seus respectivos contextos. 

 

Hospitalização por COVID-19 é 34% menor entre pessoas fisicamente ativas 

Resultados de uma pesquisa on-line feita com 938 brasileiros que contraíram COVID-19 apontam que a prevalência de hospitalização pela doença foi 34,3% menor entre os voluntários considerados “suficientemente ativos”, ou seja, aqueles que antes da pandemia praticavam semanalmente ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade. 

 

Isolamento social modifica o comportamento alimentar das brasileiras 

As medidas de isolamento social adotadas para conter a COVID-19 modificaram o comportamento alimentar das mulheres brasileiras independentemente de seu peso ou estado nutricional, revela pesquisa on-line feita entre os meses de junho e setembro, com 1.183 participantes. 

 

Especialistas divulgam nota com alerta para 2ª onda da pandemia no Brasil 

Pesquisadores brasileiros afirmam que o Brasil vive o “início de uma 2ª onda” da pandemia do novo coronavírus, em nota técnica divulgada na segunda-feira 23.  Eles afirmam que “a situação do Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma 2ª onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados, de forma particularmente preocupante nas regiões mais populosas do país”. 

 

Centro de contingência: Expansão da COVID pode ser mais rápida que em março 

A preocupação das autoridades da área da Saúde, agora, é que os mais jovens estariam abandonando os cuidados, se infectando e passando o coronavírus para pais e avós - que são do grupo de risco. Medina afirma que, se houver aceleração na curva de infecção, ela será maior agora que no início da pandemia. 

 

Mutações do coronavírus não influenciam na transmissão, diz estudo 

Nenhuma das mutações atualmente documentadas no novo coronavírus Sars-CoV-2 parece aumentar sua transmissibilidade em humanos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da University College London, na Inglaterra e publicado no periódico científico Nature Communications. 

   

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado