Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 25 de setembro

 

25 de setembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Estudo coloca academia e profissionais de saúde construindo conhecimento sobre a pandemia junto com a população 

Lançado em 17 de setembro, uma nova pesquisa do PROFSAÚDE irá se dedicar a entender e atuar na prevenção e controle da Covid-19 a partir da compreensão da ciência pelos usuários do SUS e moradores dos territórios. O pesquisador responsável pelo projeto é o abrasquiano José Ivo Pedrosa, vice-presidente da Abrasco e integrante do Grupo Temático Educação Popular em Saúde, que tem como título “Prevenção e controle da COVID-19: estudo multicêntrico sobre a percepção e práticas do cotidiano das orientações médico-científicas pela população dos territórios de abrangência da Atenção Primária à Saúde” e valoriza o diálogo com a população. 

 

A origem próxima do SARS-CoV-2 

SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido a infectar humanos; SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2 pode causar doenças severas, enquanto HKU1, NL63, OC43 and 229E são associados a sintomas leves. Nós revisamos aqui o que pode ser deduzido sobre a origem do SARS-CoV-2 por análise comparativa de dados genômicos. Oferecemos uma perspectiva das características notáveis do genoma do SARS-CoV-2 e discutimos cenários pelos quais ele pode ter surgido. Nossa análise mostra claramente que o SARS-CoV-2 não é um produto de laboratório ou um vírus deliberadamente manipulado. 

 

Cientista liga casos de dengue à imunidade para COVID-19 

Um estudo que analisou a dinâmica da covid-19 no Brasil encontrou uma possível correlação inversa entre infecções pelo novo coronavírus e casos confirmados de dengue. Observando mapas de ocorrência das doenças, os pesquisadores constataram que locais que tiveram muitos casos de dengue em 2019 e no início de 2020 tiveram menos infecções e óbitos por COVID-19. 

A notícia original foi publicada pela Reuters em inglês, com declarações de Miguel Nicolelis. 

 

Especialistas darão parecer sobre novo plano para enfrentamento da Covid-19 entre povos indígenas apresentado pelo governo 

A União apresentou uma nova proposta após o Supremo Tribunal Federal ter rejeitado a primeira versão do plano para o enfrentamento da Covid-19 entre os indígenas, em 4 de setembro. O ministro Barroso expediu uma nova liminar e intimou a comissão de especialistas para apresentar as considerações até o dia 22 de setembro. Os especialistas do grupo solicitaram a prorrogação para apresentar as considerações, alegando a necessidade de mais tempo para uma melhor análise. 

 

Vacina feita a partir do vírus inativado: o caminho do Butantan contra a COVID-19 

Entre as empresas e institutos de pesquisa envolvidos com o desenvolvimento farmacêutico, a tendência é para candidatas a vacinas contra a covid-19 construídas em laboratório. A maior parte das candidatas ou usa diretamente DNAs ou RNAs do SARS- CoV-2, ou vírus engenheirados acoplados a partículas feitas sob medida, ou ainda apenas essas partículas, tudo para provocar o sistema imune e levá-lo a produzir anticorpos. Essas abordagens são filhas da tecnologia do DNA recombinante, nascida nos anos 1980. 

 

Vacina de Oxford usa vírus engenheirado para proteger contra COVID-19 

Vacinas são produtos farmacêuticos destinados a fazer com que nosso sistema imune crie uma proteção prévia contra determinado microrganismo. Para realizar essa tarefa crucial, a candidata britânica parte de um vírus respiratório, um adenovírus, que infecta chimpanzés. Esse vírus passa por um conjunto de procedimentos de engenharia genética para que a) não possa se replicar em células humanas; b) leve até elas, mesmo assim, o código para produção de um antígeno. 

 

Lancet revela severidade da reinfecção da COVID-19 em quatro trabalhadores indianos da saúde 

Quatro trabalhadores da saúde de Mumbai foram recentemente confirmados com reinfecção por coronavírus, por meio do sequenciamento genômico. De acordo com uma publicação prévia publicada no site da revista médica The Lancet, todos os quatros tiveram uma infecção mais grave do que a anterior. Os quatro pacientes reinfectados incluem três médicos do Hospital Nair e outro trabalhador do Hospital Hinduja. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado