Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 19 de novembro de 2020

 

19 de novembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Pfizer começa a testar delivery de vacinas contra COVID-19 nos EUA 

Em parceria com a empresa alemã BioNTech, a farmacêutica Pfizer, que anunciou recentemente eficácia de 90% em sua candidata a vacina, começa a testar um serviço de entregas especial para sua o imunizante Estados Unidos. Por depender de temperaturas muito baixas, essa logística será desafiadora — e fundamental — para a distribuição do imunizante, quando aprovado, principalmente em regiões tropicais do globo. 

 

Nova Vacina da Pfizer é eficiente e 95% eficaz 

A empresa pretende solicitar em breve a aprovação emergencial à agência americana de controle sanitário e alimentar. 

 

Como vão as pesquisas da vacina contra a COVID-19? 

Eficaz e seguro: é o que se exige de um futuro imunizante contra o vírus Sars-Cov-2. Equipes internacionais apostam em diferentes estratégias científicas, numa corrida contra o tempo. Um panorama do estado das pesquisas. 

 

Vacina contra coronavírus: veja detalhes sobre eficácia e disponibilidade 

Três vacinas que até agora divulgaram dados sobre eficácia foram testadas em dezenas de milhares de pessoas não apresentaram problemas significativos de segurança e nem reportaram reações adversas inesperadas nos voluntários. 

 

Cientistas criam spray que inativa o coronavírus e protege máscara por 48 horas 

Está cansado de lavar todos os dias as máscaras de tecido que você tem em casa? Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um spray que ao ser aplicado sobre máscaras de algodão forma uma barreira de proteção que inativa o coronavírus em apenas um minuto. Batizado de SprayCov, ele mantém 99,99% de sua eficácia nas 48 horas seguintes à aplicação. 

 

Coronavac produz anticorpos contra COVID-19 em 97% dos casos 

Vacina da empresa chinesa Sinovac é segura, mostram resultados das fases 1 e 2. Mas nível de anticorpos gerados é menor do que em pessoas recuperadas da doença, e não está claro quanto tempo eles permanecem no corpo. 

 

Tinta misturada com cobre promete tornar o ambiente livre de COVID-19  

O cobre metálico mata bactérias, fungos e aniquila vírus porque desencadeia um processo de oxidação que destrói a membrana proteica que reveste e protege esses micro-organismos.  

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado