Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 18 de dezembro

 

 

18 de dezembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Estado de SP conclui nesta semana estudo completo para agilizar vacinação 

 O Governador João Doria confirmou nesta segunda-feira (14) que o estudo clínico conclusivo da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus será divulgado no dia 23 de dezembro. A medida dá mais agilidade aos trâmites de certificação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais órgãos internacionais de saúde. 

 

Diretor do Butantan mantém previsão de vacinação contra COVID-19 em SP para janeiro e espera inclusão da CoronaVac no programa nacional 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta terça-feira (15), esperar a inclusão da CoronaVac no programa nacional de imunização e afirmou que o cronograma de vacinação contra o coronavírus, apresentado pelo governo de São Paulo na semana passada, segue mantido para o final de janeiro. 

 

Brasil confirma seu primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus 

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com a pasta, o caso é de uma profissional da saúde de 37 anos que mora em Natal. Ela contraiu a doença em junho, se curou e teve resultado positivo novamente em outubro —116 dias depois do diagnóstico inicial. Uma análise genética feita pela Fiocruz, referência nacional para a COVID-19, permitiu confirmar a reinfecção e identificou a existência de linhagens distintas do vírus nos dois momentos de contaminação. 

 

O cientista que contribuiu para que o Uruguai tenha menos de 100 mortos pelo coronavírus 

Gonzalo Moratorio acaba de ser o único latino-americano reconhecido pela revista Nature como um dos dez cientistas mais importantes de 2020 pelo desenvolvimento de um teste para detectar o coronavírus que permitiu ao Uruguai controlar a pandemia de forma exemplar no mundo. 

 

Enigma da pandemia: os genes que ajudam a entender por que algumas pessoas ficam mais doentes que outras 

Um estudo com mais de 2.200 pacientes de terapia intensiva publicado na revista Nature identificou genes específicos que podem trazer a resposta. Eles tornam algumas pessoas mais suscetíveis aos sintomas graves de COVID-19. As descobertas lançam luz sobre onde o sistema imunológico falha, o que pode ajudar a identificar novos tratamentos. 

 

SARS-CoV-2: taxonomia, origem e constituição 

O conhecimento aprofundado sobre as características básicas do SARS-CoV-2 é fundamental para a melhor compreensão e entendimento dos aspectos epidemiológicos, clínicos, fisiopatológicos e para o tratamento da COVID-19. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado