Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 11 de dezembro

 

 

11 de dezembro de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

 
Dez iniciativas que mitigaram efeitos da COVID-19 são destaque do Empreendedor Social 

Finalistas na categoria Mitigação da COVID-19 foram anunciados em cerimônia virtual nesta segunda-feira (7). Nesta edição, todos os finalistas foram premiados, “para estimular a colaboração e o trabalho em rede, e não a competição”. A pesquisadora Fotini Santos Toscas, do Núcleo de Projetos e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde, do Instituto de Saúde, participou da elaboração da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, do Senai, que “articula 700 voluntários em 40 pontos de conserto de ventiladores parados em 330 municípios do país”. 

 

Governo de SP inicia vacinação contra coronavírus em 25 de janeiro 

A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à COVID-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por COVID-19 – 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos. 

 

Ainda não há um plano nacional para vacinação contra COVID-19 

Integrantes do Observatório COVID-19 BR apontam a urgência de uma ação coordenada e transparente para a vacinação contra COVID-19, com livre acesso aos dados para a comunidade científica e para o público geral. 
Qualquer plano de vacinação deve ser pensado considerando ações coordenadas entre todos os níveis de governo (nacional, estadual e municipal) para que os brasileiros tenham acesso o mais rápido possível a uma vacina segura e eficaz. 

 

Governo retirou dois grupos das prioridades para vacina, indica relatório 

Num espaço de 11 dias, o governo federal retirou de sua lista de prioridades na vacinação contra a COVID-19 dois grupos: motoristas de transporte coletivo (678 mil trabalhadores) e brasileiros de 50 a 59 anos de idade (23,8 milhões de habitantes). 

 

Agência alerta que alérgicos não tomem vacina da Pfizer após 2 terem reação 

A MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) do Reino Unido informou que pessoas com alergias excessivas não devem tomar a vacina da Pfizer/BioNtech, que começou a ser aplicada ontem. Esse alerta foi emitido depois que duas pessoas tiveram reações fortes ao imunizante. Ambos estão se recuperando bem do problema. 

 

Pazuello: 'Vacinação da Pfizer pode começar em dezembro ou janeiro' 

Em entrevista exclusiva à CNN nesta quarta-feira (9), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra COVID-19 no Brasil com o imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech pode começar entre dezembro e janeiro. 

"Estamos fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada, mas mesmo ela ainda não tem registro", afirmou. 

  

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado