Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Sanitaristas latino-americanos criam abaixo-assinado contra reforma da saúde no México

Um abaixo-assinado contra a unificação dos serviços de tradicionais instituições da saúde mexicana, como o Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS) e o Instituto de Seguridade e Serviços Sociais dos Trabalhadores do Estado (ISSSTE), está sendo liderado por pesquisadores da Saúde Pública latino-americana e aponta os prejuízos que essa radical reforma irá trazer no sistema público de saúde e de seguridade social daquele país.

 

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto pretende, através do documento Pronunciamento por el direcho a la salud, unificar os serviços do IMSS e ISSSTE com o atendimento prestado pelo programa Seguro Popular (criado em 2004, que atende populações carentes). A unificação desses serviços irá impedir o funcionamento do Seguro Popular, obrigando cerca de 50 milhões de pessoas a procurarem a iniciativa privada.

 

Profissionais da área da saúde indicam que essa mudança pode provocar uma queda também na qualidade do serviço privado pois, seguindo a lógica de se obter maiores lucros (iniciativa privada), as empresas irão reduzir os custos, limitando a atenção médica e indo contra a universalização da saúde no México.

 

Clique aqui e acesse o documento na íntegra para participar do abaixo-assinado.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado