Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Projeto do Icict/Fiocruz desenvolve jogos eletrônicos para área da saúde

Sob coordenação do pesquisador Marcelo de Vasconcellos,  o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está desenvolvendo o projeto "Jogo Digital para Comunicação em Saúde", que visa a instruir jovens, por intermédio de jogos virtuais, sobre a convivência real com a Aids e também sobre os modos de lidar com a doença.

 

O intuito do projeto é contextualizar o conteúdo de saúde para a realidade cotidiana do jovem, fugindo do formato clínico e técnico tão comum nestes materiais.

 

Em entrevista ao site do Icict, Marcelo defende o uso de jogos virtuais no meio educativo, afirmando ser uma forma de aprendizado mais atraente ao jovem. Destaca ainda a relação que os games têm com a área da saúde, pois, segundo ele, sempre existiu uma ligação entre esses jogos e o tratamento com a vida humana. "Desde os primeiros jogos digitais haviam as 'vidas' do personagem, que depois se tornaram "barras de vida", retângulos coloridos que iam esvaziando à medida que o personagem era atingido por oponentes no jogo", afirma.

 

O projeto, que tem por base a tese de doutorado de Marcelo Vasconcellos, já possui um protótipo em modelagem 3D, mas não há previsão para sua finalização. Para 2015, espera-se a finalização de dois jogos, com programação e tecnologia mais simples, possíveis de rodar em qualquer navegador, sem precisar de instalação, e que sejam distribuídos em sites regulares, como o próprio site institucional do Icict.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científico

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado