Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Presidente Prudente inicia capacitação para Linha de cuidado à saúde das pessoas com anemia falciforme

06 de setembro de 2019

 

 

No dia 26 de agosto, no Auditório Jasmim da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), tiveram início as ações de capacitação para elaboração do projeto piloto sobre a Linha de Cuidado à Saúde das Pessoas com Anemia Falciforme. As ações estão sendo desenvolvidas na região de Presidente Prudente e visam ser levadas para todo o estado de São Paulo.

 

O evento contou com a participação de Luís Eduardo Batista, Pesquisador Científico do Instituto de Saúde, com a discussão de temas como a política nacional de saúde integral da população negra; a política de atenção integral à pessoa com doença falciforme e como contribuir com o processo de implementações de políticas de promoção da equidade.

 

O pesquisador conta que essas ações são importantes por abrirem uma discussão, gerar um entendimento e um planejamento diante o cuidado à saúde das pessoas com falciforme e completa: “A contribuição do IS nas ações foi importante por levar evidências científicas em relação à doença falciforme, ajudando a montar o plano de trabalho para o plano regional de saúde e, consequentemente, o plano de trabalho para a questão da linha de cuidado à saúde das pessoas com doença falciforme no estado de São Paulo”.

 

No dia seguinte a capacitação teve como responsáveis a professora Dra. Édima de Souza Mattos e o pesquisador Luís Eduardo, que apresentaram a área técnica de saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde; a Política nacional de Saúde integral da População negra (PnSiPn) e sua importância para a Linha de Cuidado de Atenção à Pessoa com a Doença Falciforme; além de aspectos clínicos da doença e os seus desafios; o projeto e a gestão na organização da atenção à doença nas redes regionais de atenção à saúde. Também participaram da capacitação o Dr. José Antônio Bressa, diretor clínico do Hospital Regional e Lígia Maria Carvalho de Azevedo Soares, coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra junto à Secretaria de Estado da Saúde. A organização foi realizada pelos alunos do curso de Farmácia e a abertura contou com falas da Dra. Édima, Lígia Maria, Marcelo Takayama, coordenador do serviço de farmácia do Hospital Regional e do diretor regional de saúde, Dr. Jorge Chihara.

 

Segundo Luis Eduardo, o relatório do encontro está em fase de aprovação pela DRS (Departamento Regional de Saúde) de Presidente Prudente, impossibilitando até o momento, o agendamento de futuras oficinas.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado