Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Política de Saúde da População Negra completa 10 anos e terá boletim eletrônico lançado pelo Instituto de Saúde

25 de novembro de 2016

 

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), que visa o combate ao racismo e a promoção da equidade, completou 10 anos no último dia 10 de novembro. O Instituto de Saúde foi um importante ator na história da PNSIPN contribuindo, na fase inicial, com dados de análise epidemiológica do perfil da população adulta brasileira por raça/cor e sexo que pretendia descobrir o que estava adoecendo e causando mortes na população negra. Essa análise serviu como fundamentação teórica e subsidiou a equipe que estava conduzindo a elaboração dos documentos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

 

Desde então o Instituto de Saúde vem sendo um dos grandes apoiadores dessa política por meio do Grupo de Pesquisa Saúde da População Negra e Indígena, coordenado pelo pesquisador Luís Eduardo Batista, integrante do Núcleo de Serviços em Saúde (NSS/IS). Batista também foi o primeiro coordenador da área da Saúde da População Negra da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Essa experiência de gestão da política influenciou outros estados a pensar sobre o tema e buscar informações para implementar a política.

 

"Acho que nesses 10 anos tivemos um avanço da política ganhando espaço no Sistema Único de Saúde, mas ao mesmo tempo ainda existe muita dificuldade dos gestores e dos profissionais de saúde em saber como implementar a política, uma dificuldade que abrange todas as políticas de promoção da equidade", afirma Batista.

 

Um projeto de pesquisa coordenado pelo IS, em parceria com o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS/MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tem como objetivo criar indicadores de monitoramento da PNSIPN. O projeto também teve o apoio da Escola de Enfermagem da USP e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP- processo 2014/24630-6).

 

Para comemorar os 10 anos da PNSIPN, o Instituto de Saúde resolveu promover uma série de atividades no mês de novembro, mês em que também é comemorado o Dia da Consciência Negra. Entre essas atividades está o Seminário "Doença falciforme: como traduzir o conhecimento em práticas efetivas para o cuidado aos adolescentes?", realizado no dia 17 de novembro no Instituto de Saúde.

 

Além disso foi criada uma página dentro do site do Instituto para subsidiar a Avaliação da Implementação da PNSIPN, na qual está disponível o Boletim Eletrônico sobre a Avaliação, uma publicação do Núcleo de Serviços em Saúde do Instituto de Saúde.

 

Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado