Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadores do IS participam de evento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS)

09 de dezembro

 

Os pesquisadores Tereza Toma, José Ruben Bonfim e Patrícia Nieri do Instituto de Saúde (IS) participaram do evento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) - "Fronteiras em Avaliação de Tecnologias em Saúde"; Desafios e Oportunidades, que aconteceu no dia 02 de dezembro, em São Paulo.

 

Organizado pelo Hospital do Coração (HCOr) por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde (MS), o encontro contou com a presença de representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, da Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Diretor do Instituto de Pesquisa do HCor, do Coordenador Geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde, e aproximadamente 150 membros da Rede.

 

A REBRATS realiza anualmente um evento para reunir os seus membros. O objetivo do encontro deste ano foi discutir sobre temas nos quais a Rede deve avançar no trabalho que desenvolve, desde a sua criação em 2011, contribuindo para a formação e a educação continuada em avaliação de tecnologias em saúde. Entre os temas apresentados, a pesquisadora Tereza destacou o debate sobre informática médica a serviço do SUS, um tema novo e de extrema relevância devido às implicações éticas para o contexto do atendimento em saúde.

 

"Tem se desenvolvido muitos aplicativos, softwares nesta área de saúde e esses aplicativos carecem de uma avaliação quanto à confiabilidade das informações. E, então seria interessante quem está nesta área de avaliação de tecnologias começar a se preocupar com isso também, de avaliar a qualidade e a segurança destes dispositivos".

 

Ainda dentro desta temática discutiu-se o sistema de prontuário eletrônico que já começou a ser implantado no Sistema Único de Saúde através do e-SUS, um sistema desenvolvido para tornar o fluxo de atendimento mais ágil e eficiente na atenção básica. O sistema vai otimizar o arquivo de informações sobre o paciente, no entanto há preocupações com o sigilo de tais dados.

 

Outro tema abordado foi a avaliação de tecnologias em saúde na atenção básica. Tereza informa que, juntamente com a pesquisadora Sônia Venâncio participou da elaboração de uma diretriz sobre o tema, como parte do trabalho de colaboração do IS. De acordo com a pesquisadora essa diretriz deve ser publicada ainda este ano.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado