Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadoras do Instituto de Saúde apresentam resultados de pesquisas no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Santa Catarina

13 de junho de 2017

 

 

Entre os dias 7 e 11 de outubro de 2017 acontecerá em Florianópolis (SC) o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) tendo como tema principal a "Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção".

Durante o congresso, que reúne epidemiologistas, instituições de ensino e pesquisa e trabalhadores da área da saúde, serão apresentados trabalhos entre comunicações coordenadas, pôsteres, cursos, conferências, mesas-redondas, palestras e agenda cultural, subdivididos em seis grandes eixos.

 

 

Silvia Regina Dias Medici Saldiva, pesquisadora e diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o SUS/SP do Instituto de Saúde (IS), apresentará na modalidade comunicação coordenada o trabalho "Poluição do ar como fator de risco para a prematuridade no munícipio de São Paulo: um estudo de caso-controle". O estudo foi elaborado em parceria com pesquisadores da própria instituição, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. O trabalho objetivou avaliar a influência da poluição atmosférica na ocorrência de recém-nascidos prematuros com idade gestacional menor que 34 semanas nos bairros Tremembé na zona norte de São Paulo e Pedreira e Jardim Ângela localizados na zona sul do município.

 

 

Já a pesquisadora Suzana Kalckmann do Núcleo de Práticas em Saúde do IS apresentará no formato pôster o trabalho "Centro de Parto Natural Intra-Hospitalar: uma estratégia para reduzir a violência obstétrica", produzido juntamente com sua orientanda Karin Fátima Silveira no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde. Os resultados da análise, sobre dados dos últimos oito anos do Centro de Parto Natural (CPN) do Hospital Geral de São Mateus da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, buscaram avaliar a adesão do CPN às práticas de atenção ao parto e ao recém-nascido recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

Para conhecer toda a programação e inscrever-se para participar do evento acesse o site clicando aqui.

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado