Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadora do IS publica artigo na Revista Civitas da PUC-RS

25 de julho de 2023

 

A pesquisadora do Instituto de Saúde Marisa Feffermann é coautora do artigo "O trabalho de jovens entregadores por aplicativos em tempos de pandemia", publicado em julho na Civitas: revista de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

 

Realizado em São Paulo, o estudo revelou que os jovens entregadores por aplicativos estão enfrentando uma intensa precarização do trabalho, iniciada durante a pandemia. A pesquisa, que entrevistou 26 jovens entre 15 e 29 anos que trabalham como entregadores, apontou para uma série de desafios enfrentados por esses trabalhadores. 

 

Os resultados mostraram um aumento da competição entre os entregadores, uma diminuição das taxas de pagamento, um maior controle e riscos associados ao trabalho e um aumento das horas de trabalho. Além disso, os entregadores assumem os custos e riscos do trabalho, perdendo garantias essenciais como segurança e remuneração fixa. 

 

A falta de segurança no trânsito e a ausência de equipamentos de proteção também foram destacadas como condições de vulnerabilidade enfrentadas pelos jovens entregadores. A pesquisa ressalta que a pandemia intensificou as desigualdades sociais, afetando principalmente os jovens de classes sociais mais baixas e com pele negra e parda. 

 

De acordo com a pesquisa, a adoção do distanciamento físico redefiniu os espaços de trabalho para garantir segurança e saúde da população. No entanto, a sedimentação de formas de ocupação da força de trabalho mediada pelo uso de tecnologias reduziu a oferta de emprego, resultando no aumento do subemprego e do desemprego. 

 

O estudo também aponta que a ideologia do empreendedorismo e da autonomia mascaram o controle exercido pelas empresas-aplicativo sobre esses trabalhadores. Apesar das dificuldades, alguns jovens demonstraram consciência da exploração e buscaram estratégias de sobrevivência, apoiando-se na solidariedade entre pares. 

 

O resultado da pesquisa evidenciou a necessidade de se repensar as condições de trabalho dos entregadores por aplicativos, garantindo-lhes direitos e proteções adequadas. Ainda de acordo com o estudo, a precarização do trabalho durante a pandemia é uma realidade que precisa ser enfrentada, visando a promoção de condições mais justas e seguras para esses jovens trabalhadores. 

 

O material resultante da pesquisa pode ser acessado na íntegra clicando aqui

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado