Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadora do Instituto de Saúde participa da I Oficina em Políticas Informadas por Evidências

13 de outubro de 2016

 

 

A Pesquisadora do Núcleo de Evidências do Instituto de Saúde (NEV/IS), Tereza Setsuko Toma, participou no dia 10 de outubro da I Oficina em Políticas Informadas por Evidências, um encontro organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica da Universidade de Sorocaba (UNISO) que abordou o tema do conhecimento e das práticas utilizadas para fortalecer os serviços de saúde.

 

O evento teve como objetivo o lançamento do Serviço de Evidências para Monitoramento e Avaliação (Seriema) da UNISO e reuniu profissionais da saúde e representantes de municípios da região de Sorocaba para mostrar os resultados que articulações entre instituições de pesquisa e serviços de saúde tem trazido para a contribuição no trabalho de tomadores de decisão no processo de construção de políticas públicas efetivas na gestão da saúde.

 

Tereza comentou sobre o trabalho que pesquisadores do Instituto de Saúde e aprimorandos do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva vêm desenvolvendo, desde 2014, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha. A proposta é apoiar os gestores na implantação de políticas de saúde informadas por evidências. "Considero que a metodologia de trabalho proposta pela EVIPNet Brasil desencadeou um processo bem interessante para nós pesquisadores, pois possibilitou levantar as prioridades de saúde no município, propor ações para o enfrentamento dos problemas prioritários de saúde, e desenhar um caminho para implantar essas ações", afirmou Tereza Toma.

 

Em complemento à fala da pesquisadora, o Diretor de Planejamento em Saúde do Município de Franco da Rocha, o cirurgião-dentista João Henrique Primini, comentou sobre os resultados dessa parceria do ponto de vista da gestão.

 

O evento também contou com a presença de membros da Rede EvipNet, do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo (Conasems), da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília (Fiocruz), do Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e da Cumming School of Medicine da Universidade de Calgary, do Canadá.

 

Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado