Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisador do Instituto de Saúde fala sobre dengue, chikungunya e zika à Rádio Nacional da Amazônia

O médico sanitarista e farmacologista, José Ruben de Alcântara Bonfim, pesquisador do Núcleo de Análise de Projetos de Avaliação de Tecnologias de Saúde (Napats), do Instituto de Saúde (IS), concedeu uma entrevista à Rádio Nacional da Amazônia (11.780 KHz e 6.180KHz), abordando uma visão sanitarista sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas.

Na entrevista, José Ruben discutiu a importância da conduta primária de combate aos criadouros do mosquito e a utilização de tecnologias para este fim, e o desequilíbrio ambiental como um dos fatores da proliferação e resistência do agente transmissor da dengue, chikungunya e do vírus da zika. O médico sanitarista abordou ainda a relação do zika vírus com a microcefalia e a síndrome de Guillain Barré.

O pesquisador também ressaltou a relevância de um maior empenho no compartilhamento das informações sobre as três doenças de forma clara e educativa por parte das autoridades, como os governos federais e estaduais, e da sociedade representada pelas instituições, alegando que é preciso educar a população, pois segundo ele, ela é o principal agente direto no combate ao mosquito transmissor.

A entrevista foi transmitida ao vivo durante o programa semanal ¿Entrevista Farmacêutica¿, um projeto conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Rádio Nacional da Amazônia - emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e está disponível para consulta na página do CFF, e, na Agência Radio Web, rede formada por 900 emissoras localizadas no Brasil, Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado