Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisa revela grau de interesse do paulistano pela ciência

07 de dezembro

 

Uma pesquisa coordenada pelo Instituto Butantan, realizada no município de São Paulo, revelou que somente 39% dos paulistanos possuem interesse pela ciência, colocando o tema em penúltimo lugar entre os apresentados nas entrevistas.

 

Arte: Folha

 

O dado divulgado pelo instituto é diferente de pesquisas semelhantes encomendadas pelo governo federal, cujo último resultado mais recente de 2015, demonstra um interesse em torno dos 60% por parte dos brasileiros em relação a ciência e tecnologia. O índice nacional é próximo ao da pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto de Saúde (IS), em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) e com o Instituto Nacional de C&T / Instituto de Investigação em Imunologia - iii-INCT,  que teve como objetivo reunir informações acerca da "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (C&T) na área da saúde no estado de São Paulo". Nesta pesquisa, 58% dos entrevistados afirmaram se interessar por ciência e tecnologia. Os temas mais citados, entretanto, são os mesmos da pesquisa do Instituto Butantan (Educação, com 90%, e Medicina e Saúde, com 86%).

 

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, atribuiu o "isolamento" do tema na lista como o principal motivo para os dados relatados, já que em pesquisas desta natureza geralmente o tema ciência se associa a tecnologia. Este tema, por sua vez, foi apontado por 57,6% das pessoas como tema de especial interesse pela pesquisa do Butantan. Os destaques ficaram mesmo para a educação, com 78,8%, seguido por medicina e saúde, com 70,2%. "Os entrevistados apontaram medicina e saúde como o segundo tema de maior interesse, mas não houve uma correlação explícita e direta da importância da ciência para o desenvolvimento da saúde", analisou Kalil na entrevista ao jornal.

 

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados classifica a pesquisa científica como essencial para a saúde pública, para a inovação nas empresas e para diminuir a dependência do país nesta área.

 

Por outro lado, de cada dez pessoas entrevistadas, somente quatro conhecem ou já ouviram falar de alguma instituição científica brasileira. No município de São Paulo, o Instituto Butantan foi o mais citado, com 68,5%, seguido pela USP e pela Fapesp (instituição responsável apenas por financiamento de pesquisas), ambas com 11,2% entre as citadas. Já na pesquisa coordenada pelo IS (realizada em todo estado), apenas 17% dos entrevistados afirmaram conhecer alguma instituição de pesquisa no país, enquanto apenas 10% souberam nomear uma delas. Entre as instituições citadas, está o próprio Instituto Butantan, a Unicamp e a USP.

 

A pesquisa apresentou os dados de 1.046 entrevistas, feitas entre os dias 03 e 09 de novembro de 2016, em ruas da cidade de São Paulo, na qual foram entrevistadas pessoas de ambos os gêneros, de todas as classes sociais, a partir dos 15 anos de idade.

 

 Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado