Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Ministério da Saúde reforça importância da amamentação durante a pandemia

04 de junho de 2020

 


O Ministério da Saúde divulgou novos documentos informativos sobre amamentação durante a pandemia da COVID-19, reforçando a manutenção da prática. Os documentos são um fluxograma visando ajudar mães que ainda tem dúvidas sobre se devem ou não conceder leite aos filhos e como fazer isso de forma correta, e o outro é um compilado com respostas às perguntas mais comuns sobre o tema. 

 

Adaptado da OMS (Organização Mundial da Saúde), a elaboração dos documentos contou com a participação de Sonia Venâncio, do Instituto de Saúde de São Paulo (IS-SP), e outras organizações como Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os documentos corroboram a já apresentada ideia de que mães não devem interromper a amamentação, mesmo tendo contraído o novo coronavírus.  

 

Segundo os especialistas, até o momento não foram encontrados traços da COVID-19 no leite materno, porém medidas de segurança devem ser tomadas toda vez que o processo for ser realizado. Lavar as mãos por no mínino 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, usar máscara para proteção e evitar falar ou tossir durante a amamentação.  

 

Confira o fluxograma e a lista de respostas para mais informações.  

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado