Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Livro “Pesquisa Participativa em Saúde: Vertentes e Veredas” tem lançamento no início de novembro

11 de outubro de 2018

 

O lançamento do livro “Pesquisa Participativa em Saúde: Vertentes e Veredas” acontecerá no auditório Walter Leser, do Instituto de Saúde/SES-SP, no dia 13 de novembro, a partir das 15h30. O livro foi organizado por Renata Ferraz de Toledo, Teresa Etsuko da Costa Rosa, Tania Mezzomo Keinert e Carlos Tato Cortizo.

 

A obra apresenta diferentes relatos de experiências com pesquisa participativa ou simplesmente com a utilização de instrumentos de pesquisa e intervenção participativos, além de promover reflexões sobre fundamentos e princípios de pesquisas dessa natureza. Segundo a Profª Drª Renata Ferraz de Toledo, “o livro procura deixar claro que não há um único modelo de pesquisa participativa, assim como há uma diversidade de instrumentos e técnicas que podem ser utilizados no contexto de pesquisas e/ou intervenções participativas. Entendemos por pesquisas participativas aquelas em que os sujeitos das situações investigadas participam ativamente do processo de investigação e/ou de intervenção. E, por instrumentos ou técnicas participativas aquelas que, por suas características favorecem, a reflexão e o diálogo de forma colaborativa e menos assimétrica”.

 

Por ser um tema relevante para a saúde pública, este livro contribuirá para a sociedade ao gerar novos paradigmas científicos “porque, a pesquisa participativa e/ou a utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa e/ou de intervenção de natureza participativa, ao ampliar espaços de diálogo, reflexão crítica e produção colaborativa de saberes, pode contribuir para o melhor reconhecimento e compreensão de situações de vulnerabilidade e caminhar em direção à redução de iniquidades em saúde”, finaliza Renata.

 

Em sua vigésima quarta edição, esta produção editorial é voltada para a área de Práticas em Saúde, que tem por objetivo desenvolver estudos voltados para diferentes segmentos populacionais, com ênfase em aspectos como a integralidade, a equidade e o acesso em saúde, modos de organização dos serviços nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde, condições de vida, vulnerabilidade e situações de saúde, métodos de amostragem e inquéritos epidemiológicos e o direito à saúde.

 

Serviço

Lançamento do livro “Pesquisa Participativa em Saúde: Vertentes e Veredas”

Data: 13 de novembro de 2018

Horário: 15h30

Local: Rua Santo Antônio, 590 - Bela Vista, São Paulo

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado