Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Lançamento do Bis V.16-N.1 expõe estratégias para desenvolvimento na primeira infância

Aconteceu ontem, dia 8, no Instituto de Saúde (IS), no auditório Walter Leser, o lançamento do volume 16, número 1 do Boletim do Instituto de Saúde (BIS). A edição teve como tema "Estratégias para alcançar um desenvolvimento integral na Primeira Infância". Para acessar a versão digital da publicação, clique aqui.

 

O evento teve início com a diretora do IS, Luiza Sterman Heimann, dando as boas-vindas aos presentes e ressaltando a importância da publicação. Em seguida Nelson Yatsuda, coordenador do Grupo de Planejamento e Avaliação da Coordenadoria de Regiões da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES/SP); Gabriela Arantangy, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV); Tatiana Raquel S. Coimbra, da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde; e Alessandra Shneider, da Assessoria Técnica do Conass formaram a mesa do seminário.

Nelson Yatsuda, Gabriela Arantangy, Tatiana Raquel S. Coimbra e Alessandra Shneider formaram a mesa do seminário

 

Gabriela, que assina um dos artigos da revista, dissertou a respeito do funcionamento da FMCSV, instituição voltada para o desenvolvimento da criança até os seis anos de idade. Abordou também os resultados obtidos pelo trabalho da FMCSV, que abrangem desde traduções e adaptações de textos científicos até a produção do documentário "O Começo da Vida", com lançamento previsto para o ano que vem.

 

O segundo expor foi Nelson Yatsuda, que apresentou o projeto "São Paulo pela primeiríssima infância", atuante no desenvolvimento psíquico, social e saudável de crianças até três anos.  Atualmente, o programa está em 41 municípios do estado de São Paulo, chegando a ganhar, pelo trabalho na região de Jundiaí, o Prêmio ALAS-BID. Segundo Yatsuda, espera-se que, até 2018, o programa atinja o estado inteiro.

 

Alessandra ressaltou alguns dados do artigo da revista, do qual é uma das autoras. Discorreu também sobre importância do site "Enciclopédia sobre o desenvolvimento da Primeira Infância", desenvolvido pelo  Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, CEDJE) e pela Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, RSC-DJE). Tatiana encerrou a mesa apresentando, entre outros pontos abordados, as experiências de atenção à primeiríssima infância em Jabuticabal. Também falou sobre a campanha "Cresça com seu filho", desenvolvida em Fortaleza - CE, e sobre a ação "Brasil Carinhoso".

 

O ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prestigiou o lançamento da revista.  Estiveram também presentes no seminário, Liliane Penello, Danielle Freitas Alvim de Castro, Lislaine Aparecida Fracolli e Clarice Lopes Araujo, autoras de artigos da publicação. 

O ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prestigiou o lançamento da revista

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado