Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Lançamento de livro comemora os 15 anos do Método Canguru no Brasil

05 de setembro de 2016

 

Lançado no dia 26 de agosto o livro Método Canguru no Brasil: 15 anos de Políticas Públicas, em evento realizado no Instituto de Saúde. A publicação coroa os 15 anos da Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru, completos em 2015, a qual vem modificando o modelo do cuidado perinatal no país, com foco na humanização e qualificação da assistência, visando cuidado singular, com respeito às individualidades e envolvimento dos pais e familiares nos cuidados. Como principais resultados destaca-se a redução da morbimortalidade neonatal, melhor desenvolvimento neuropsicomotor, redução do tempo de internação, aumento do vínculo entre mãe-filho e uma série de vantagens evidenciadas em publicações científicas, inclusive as taxas de aleitamento materno exclusivo dessa população.

 

A publicação narra em quatro partes a implantação e expansão do Método Canguru no país, inicialmente apresentando a trajetória para a normatização de sua aplicação como política nacional de saúde. E também, apresentando o Método Canguru no contexto das diversas políticas públicas relacionadas à gestação, ao parto, nascimento e atenção ao recém-nascido. Apresenta as experiências dos cinco Centros Nacionais de Referência para o Método, com suas estratégias e peculiaridades, destacando o Projeto de Fortalecimento e Disseminação do Método Canguru no Brasil, que hoje conta com 05 Centros de Referência Nacional e 40 consultores nacionais do Método Canguru no Brasil, 28 Referências Estaduais 20 Hospitais de ensino e aproximadamente 2.580 profissionais de saúde capacitados, distribuídos entre a Atenção Básica e Atenção Hospitalar, responsáveis por disseminar e multiplicar as práticas utilizadas no Método Canguru. O livro traz ainda, a contribuição de pesquisadores brasileiros e do Instituto de Saúde de São Paulo para a produção de conhecimento sobre o Método Canguru.

 

O Instituto de Saúde participou ativamente deste processo, contribuindo desde a década de 90, integrando o grupo de profissionais que trabalharam para a construção das normas do Método Canguru e futura política pública, como também desenvolvendo vários projetos de pesquisa sobre o assunto, além de inúmeros cursos de capacitação sobre o Método diretamente nas maternidades do Estado de SP, cursos de difusão para profissionais de saúde do SUS e assessoria para elaboração de manuais técnicos e cursos para o Ministério da Saúde.

 

 

Compôs a mesa de abertura a fonoaudióloga e pesquisadora do Instituto de Saúde, consultora nacional do Método Canguru e uma das organizadoras do livro, Maria Teresa Cera Sanches que comentou o processo da construção coletiva do livro, além de desafios e avanços do Método, a assessora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (CGSCAM), membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno e vice-diretora do Instituto de Saúde, Sonia Isoyama Venancio, a psicóloga e técnica da CGSCAM, Luiza Geaquinto Machado (representando a Dra. Thereza de Lamare F. Netto), que apresentou um panorama do Método Canguru no contexto da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e o professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas/UNICAMP e consultor nacional do Método Canguru, Sérgio Martins Marba (representando a Dra. Zeni Carvalho Lamy - coordenadora nacional do MC), que comentou o Método Canguru no âmbito nacional.

 

Profissionais renomados na área da Saúde da Criança participaram do lançamento, como o consultor nacional do Método Canguru, médico pediatra e neonatologista e ex-Consultor da Área Técnica da Saúde da Criança do MS, Nelson Diniz Oliveira, a Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Roberta Ricardes, a médica neonatologista do município de SP, Maria José de Guardia Mattar, consultora da CGSCAM/MS/SP e o pediatra e sanitarista e ex-coordenador geral da CGSCAM, Paulo Vicente Bonilha, que parabenizou a instituição pela publicação do livro e destacou a importância da PNAISC no Brasil, sendo um dos eixos o Método Canguru. Reforçou ainda a importância da implementação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no país, que, com articulação da Rede Cegonha, inserem o conceito do "cuidado progressivo", que garante a continuidade do cuidado, desde a UTIN até chegar à Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, garantindo o direito do recém-nascido prematuro e/ou de baixo-peso internado contar com sua mãe, pai ou cuidador 24h por dia, conquistas normativas fortemente influenciadas pelas práticas do Método Canguru no País.

 

O livro cumpre um importante papel como registro histórico e para a consolidação da implementação desta Política no país, destacando o fortalecimento e disseminação da prática por todo território brasileiro e pela parceria firmada com Hospitais de Ensino e segue atualmente com o novo desafio do seguimento compartilhado dessa população entre a Atenção Hospitalar e Atenção Básica.

 

Conheça a publicação na íntegra, clicando aqui

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado