Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

IS realiza Seminário de Encerramento da pesquisa APS

 

Instituto de Saúde realiza Seminário de Encerramento da pesquisa "A política de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da pandemia nos municípios paulistas"

 

 

São Paulo, 09 de agosto de 2023

 

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 09 de agosto, o Instituto de Saúde promoveu o aguardado Seminário de Encerramento da pesquisa "A política de Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da pandemia nos municípios paulistas". O evento reuniu profissionais de saúde, gestores públicos e especialistas com o objetivo de compartilhar os resultados do estudo financiado pelo FESIMA desde julho de 2021.

 

Sob a coordenação da pesquisadora Mônica Martins de Oliveira Viana, o projeto se debruçou sobre a análise da Atenção Primária à Saúde no estado de São Paulo em meio ao desafiador contexto da pandemia de Covid-19. A pesquisa não apenas examinou a atuação das equipes das UBSs, mas também buscou contribuir para a formulação de diretrizes que fortaleçam a APS diante de crises sanitárias futuras, promovendo uma abordagem mais eficaz e contínua do cuidado.

 

O evento contou com a participação do dr. Sergio Okane, secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde e da dra. Aparecida Linhares Pimenta, assessora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS). Além de prestigiarem o evento, puderam debater os resultados e apresentar relevantes reflexões sobre o contexto do SUS e da APS, abordando também a vivência na gestão.

 

A diretora do Instituto de Saúde, Dra. Tereza Rosa, também marcou presença no seminário, trazendo suas valiosas considerações sobre a pesquisa e a importância dos resultados para a formulação de políticas de saúde eficazes. Sua participação reforçou o compromisso do Instituto de Saúde em contribuir para o desenvolvimento da saúde coletiva no estado de São Paulo.

 

A programação do seminário incluiu a apresentação detalhada dos resultados da pesquisa, revelando insights valiosos sobre a adaptação da APS durante a pandemia e as melhores práticas que emergiram desse período. A colaboração dos parceiros institucionais foi amplamente reconhecida, evidenciando o caráter coletivo e integrativo do projeto. Além disso, o evento também foi transmitido on-line para convidados que, mesmo à distância, puderam se conectar e acompanhar as discussões que ocorreram.

 

Os infográficos, Sumário Executivo e informações adicionais da pesquisa podem ser acessados no site do Instituto de Saúde, oferecendo a oportunidade de aprofundar ainda mais o conhecimento gerado por essa iniciativa.

 

Acesse aqui

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado