Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

IS lança jogo educativo na Escola de Aplicação - USP

11 de outubro de 2019

 

 

O Instituto de Saúde está integrando a equipe de um projeto desenvolvido pela Faculdade Medicina Veterinária da USP (FMVZ-USP), que tem como objetivo a reflexão sobre o ensino de ciências no Ensino Fundamental. Como uma das atividades desse projeto, a FMVZ-USP e o IS participaram das Oficinas de Ciências da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

 

A pesquisadora do Núcleo de Comunicação, M. Thereza Bonilha Dubugras, aplicou, em uma das oficinas, o jogo “Controlando a Raiva”. O objetivo dessa atividade é promover a construção de conhecimentos e atitudes para a prevenção da raiva humana e da raiva animal. Quase a metade dos casos de tratamento pós-exposição para a raiva humana realizados no Brasil são de crianças e adolescentes, dessa forma, é fundamental conscientizá-los sobre as medidas de prevenção de acidentes com animais, bem como sobre as recomendações de Guarda Responsável.

 

“Controlando a Raiva” é um jogo colaborativo, em que as crianças são divididas em grupos para seguir quatro “trilhas de cuidados”, porém não é uma competição. A turma toda trabalha para que todos consigam chegar até o final. Essa ferramenta utiliza a problematização para estimular a construção de conhecimentos e de reflexões.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado