Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

IS lança duas publicações sobre Evidências Qualitativas em Saúde no QESymposium em Brasília

11 de outubro de 2019

 

 

A evidência qualitativa em Saúde é o tema principal de duas publicações do Instituto de Saúde que foram lançadas em Brasília durante o seminário mundial sobre Evidências Qualitativas QESymposium, promovido pela Fiocruz e pelo Centro para Decisões Informadas em Saúde – NIPH, da Noruega.

 

As duas publicações lançadas no evento são a última edição do Boletim do Instituto de Saúde, - intitulada Síntese de Evidências Qualitativas para Informar Políticas de Saúde – e Grade-CERqal: uma abordagem para avaliar a confiança nos resultados de sínteses de evidências qualitativas – da série Temas em Saúde Coletiva.

 

A ênfase do Instituto de Saúde no tema da evidência qualitativa na gestão de Saúde e a presença dos pesquisadores do Instituto nesse evento mundial não é casual. As atividades de pesquisa e formação do Instituto são realizadas exatamente com a finalidade de apoiar o planejamento, a execução e a avaliação das políticas públicas de Saúde com base em diagnósticos verificados, como forma de reduzir danos e aumentar suas eficácias.

 

O simpósio pretende contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso requer um conhecimento profundo e contextualizado das necessidades, opiniões e experiências de uma grande diversidade de setores envolvidos. E também exige um entendimento amplo sobre os efeitos de políticas e programas em cada grupo ou setor social, sobre a equidade e a inclusão social. A pesquisa qualitativa pode ter um papel crítico ao oferecer esses tipos de evidências e garantir a considerações de diferentes vozes e perspectivas.

 

Este é o primeiro simpósio sobre o uso das evidências qualitativas para o embasamento da decisão na era do desenvolvimento sustentável. Durante o evento, Maritsa Bortoli, pesquisadora do Instituto de Saúde, apresentou o Guia sobre as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal e gravou o podcast número 7, que você pode ouvir no site do simpósio.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado