Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto de Saúde capacita enfermeiras em Aleitamento Materno em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Taubaté

29 de março de 2017

 

 

Nos dias 16 e 23 de março foi realizado no município de Taubaté o curso de "Manejo Clínico em Aleitamento Materno com ênfase para profissionais de enfermagem da Atenção Básica", uma iniciativa do Instituto de Saúde (IS/SES-SP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Taubaté. A atividade foi promovida no âmbito do desenvolvimento do projeto de pesquisa "Aconselhamento em Amamentação no contexto da visita domiciliar puerperal: a compreensão de enfermeiros e puérperas ", da aluna do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, Pâmela B. de Camargo Siqueira.

 

O curso de Manejo Clínico em Amamentação é recomendado pelo Ministério da Saúde como um dos cursos imprescindíveis para a atuação de profissionais da área materno-infantil, bem como na capacitação das maternidades que pretendem obter o título de Hospital Amigo da Criança (OMS/UNICEF/ MS), além de ser exigido como referência para que profissionais de saúde possam avançar sua formação na área do Aleitamento Materno.

 

Enfermeiras representantes de todas as equipes da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Básica, bem como do Hospital Universitário de Taubaté e do Banco de Leite Humano local compuseram o corpo de alunos do curso visando potencializar ações de promoção e assistência ao aleitamento materno do município.

 

O curso foi ministrado pela Dra. Maria Teresa Cera Sanches, fonoaudióloga, pesquisadora do Instituto de Saúde e consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru, Dra. Maria José G. Mattar, neonatologista e coordenadora municipal da Rede de Banco de leite municipal e Dra Rosângela Gomes dos Santos, pediatra e coordenadora do Banco de Leite do Hospital Regional Sul, de São Paulo, todas capacitadoras oficiais em Manejo clínico e Aconselhamento em aleitamento materno, entre outros temas preconizados pelo Ministério da saúde.

 

 

O objetivo do curso, segundo as coordenadoras, é que os profissionais possam discutir com as gestantes a importância da amamentação e realizar práticas que apoiem o início e o desenvolvimento da amamentação, como auxiliar as mães no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e "pega" da mama pelo bebê, bem como na identificação de obstáculos à amamentação e maneiras de superá-los.

 

Os profissionais também foram capacitados para estimular as mães a realizar a ordenha e estocagem do leite materno, apoiando a amamentação também quando a mãe que amamenta necessita voltar ao mercado de trabalho. 

Fez parte ainda dos objetivos do curso impulsionar a realização de grupos de apoio para a amamentação, tanto de iniciativa pública como de organização social, da própria comunidade, além de uma rede de referência local para a assistência integral de casos de mães-bebês que exijam cuidados especializados.

 

No encerramento do curso foi definida a continuidade da capacitação das enfermeiras na próxima etapa do projeto, que ocorrerá em maio, com a realização da "Oficina de Aconselhamento em Amamentação", bem como a criação de um comitê de aleitamento materno municipal. A administração municipal mostrou interesse em avançar os trabalhos em pró-amamentação no município, unindo os serviços da Atenção Básica, Maternidade e Banco de Leite da cidade.

 

 

¿Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado