Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Instituto de Saúde apresenta projeto de pesquisa em reunião prévia ao II Encontro de Saúde Mental

18 de novembro de 2016

 

Em uma reunião, prévia ao "II Encontro de Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial: avanços e desafios nos 15 anos da lei 10.216", será apresentado o projeto "Inquérito Sobre Tecnologias de Cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica à Saúde no Estado de São Paulo", uma proposta do Núcleo de Práticas de Saúde do Instituto de Saúde (IS), em parceria com a Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP).

 

A reunião, fechada ao público, será dirigida pelo psiquiatra italiano Prof. Dr Benedetto Saraceno, atualmente professor e codiretor do Mestrado Internacional em Políticas de Saúde Mental e Serviços da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido por 10 anos Diretor de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

O evento contará com a presença das pesquisadoras do Instituto de Saúde (IS) envolvidas no projeto, Maria de Lima Salum e Morais, Tereza Etsuko da Costa Rosa, Maria Beatriz de Miranda Matias, Ligia Rivero Pupo e Marisa Feffermann, além da presença de Arnaldo Sala, coordenador da Área de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

 

O projeto, que faz parte da nova linha de pesquisa do Instituto de Saúde "Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas", tem como objetivo o mapeamento das intervenções e tecnologias de cuidado em saúde mental, utilizadas nas unidades de Atenção Básica à Saúde do estado de São Paulo. O método empregado para alcançar o resultado esperado é o inquérito com coleta de dados obtidos por entrevistas telefônicas em unidades de saúde da Atenção Básica do estado de São Paulo. Dessa forma, o projeto poderá contribuir para a identificação de práticas de cuidados em saúde mental, sua natureza, seus objetivos, os critérios de escolha, suas características e formas de aplicação e proporcionar subsídios para gestores e gerentes na implementação e qualificação de ações de Saúde Mental na Atenção Básica.

 

Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado