Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

II Chamada EVIPNet Brasil aprova dois projetos do Instituto de Saúde

30 de março de 2017

 

Duas propostas do Instituto de Saúde (IS) foram selecionadas na II Chamada Pública de apoio a projetos de tradução do conhecimento da Rede EVIPNet Brasil/Edição 2017 - Políticas de saúde informadas por evidências. Os projetos selecionados foram "Elaboração de síntese de evidências para informar Políticas de Saúde: redução das taxas de cesárea no Brasil" e o "Políticas de saúde informadas por evidências: prevenção de complicações da doença falciforme".

 

 

O Projeto para elaboração de síntese de evidências para informar Políticas De Saúde: redução das taxas de cesárea no Brasil, apresentado pelas pesquisadoras, Tereza Toma, Maritsa Carla de Bortoli e Sonia Isoyama Venancio, tem como objetivo desenvolver uma síntese de evidências para abordar o problema das taxas excessivas de cesáreas no país e subsidiar a discussão entre gestores, pesquisadores, profissionais de saúde, conselhos de classe e sociedade civil. De acordo com Tereza Toma, coordenadora do projeto, as taxas brasileiras encontram-se em torno de 56%, chegando a 85% em serviços privados e 40% nos serviços públicos. "Nossa proposta é buscar na literatura científica quais as estratégias que foram postas em prática no mundo para reduzir taxas de cesárea e quais se mostraram efetivas", explica Tereza. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as taxas de cesárea sejam mantidas entre 10 a 15%.

 

 

Dos pesquisadores Luis Eduardo Batista (IS) e Alexandre da Silva, professor-doutor da Faculdade de Medicina de Jundiaí foi selecionado o Projeto Políticas de saúde informadas por evidências: prevenção de complicações da doença falciforme, considerada doença prevalente da população negra. O objetivo do projeto consiste em contribuir com a coordenação política de atendimento do Ministério da Saúde (MS) para os pacientes com a doença falciforme, o estudo diz respeito à prevenção das complicações advindas desta enfermidade. "A ideia é que o projeto impacte nas atuais políticas, subsidiando gestores e trabalhadores da saúde para um melhor atendimento àqueles que sofrem da doença falciforme", esclarece Luis Eduardo, coordenador do projeto. Ambos pesquisadores integram o grupo de pesquisa de saúde da população negra e indígena do IS.

 

 

Para conhecer os outros projetos aprovados acesse aqui.

 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado