Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde realizam cursos avançados em ATS e temas relacionados

03 de agosto de 2017

 

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), realizou seis cursos avançados em ATS e temas relacionados, entre os dias 24 e 28 de Julho de 2017. Tereza Toma, diretora do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP participou do curso ¿Análise de multicritério de apoio a decisão no contexto da Avaliação de Tecnologia em Saúde¿, ministrado pelo Dr. Aris Angelis, London School of Economics and Political Science, Londres, Reino Unido.

 

A análise de Decisão de Critérios Múltiplos (MCDA) surgiu como uma metodologia para lidar com deficiências na avaliação de cuidados de saúde e, mais precisamente, na Avaliação de Tecnologia da Saúde, capturando múltiplos aspectos de valor, através da incorporação das preferências dos tomadores de decisão de uma forma estruturada e transparente.

 

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de construção dos atributos relevantes a serem considerados na análise e seus valores, assim como a ferramenta que tem sido utilizada para esse fim (software M-MACBETH - http://www.m-macbeth.com).

 

Sugestão de leitura:

Value-Based Assessment of New Medical Technologies: Towards a Robust Methodological Framework for the Application of Multiple Criteria Decision Analysis in the Context of Health Technology Assessment - https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs40273-015-0370-z.pdf

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado