Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Ex-alunos de Mestrado do IS se reúnem para apresentar propostas em Itapevi

11 de outubro de 2018

 

No dia 03 de outubro o Instituto de Saúde (IS) participou da apresentação de Propostas de estratégias de fortalecimento da Atenção Básica, em que foi feita uma devolutiva ao município de Itapevi dos alunos de Mestrado Profissional.

 

A Secretária de Saúde do município, Luiza Nasi Fernandes, fez a abertura do evento. Segundo ela, é muito importante ter pessoas que se capacitem, principalmente em um país com tantas desigualdades.

 

 

O primeiro projeto apresentado foi o “Ações de alimentação e nutrição no âmbito de políticas públicas em ambiente escolar, para prevenção e controle da obesidade infantil no município de Itapevi”, da ex-aluna Mariangela da Silva Alves Batista.

 

Mariangela utilizou o Programa Saúde na Escola (PSE) para vincular uma unidade de saúde com a escola escolhida e desenvolver ações com um grupo de trabalho intersetorial. Usou como base o cardápio do 1º semestre de 2014 para avaliar a conformidade com a legislação. Verificou que em alguns períodos ocorria a prevalência de alimentos ultraprocessados; diante disso, fez algumas sugestões de mudanças no cardápio.

 

Mariana Santos Barreto apresentou o “Estudo avaliativo antes, durante e após a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil - EABB”, enfatizando a importância do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável.

 

Uma Unidade de Básica de Saúde foi selecionada para fazer esta avaliação por meio de entrevistas, oficina e encontros, conduzidos por Mariana. A partir da intervenção, foi criado um plano de ação para ser pactuado com os funcionários, que resultou em um protocolo de cuidado de amamentação e alimentação complementar. A unidade apresentou uma melhora significativa quanto ao aconselhamento das mães, envolvimento dos profissionais e registro de dados.

 

Logo em sequência, o ex-aluno e psicólogo Claudiney Augusto Yamaguti expôs a pesquisa “Grupos de reflexão sobre a produção do cuidado: uma estratégia de aproximação entre Saúde Mental e Atenção Básica no município de Itapevi – SP”.

 

O trabalho teve por objetivo geral promover discussões sobre saúde mental com profissionais de equipes de Saúde da Família de uma Unidade de Atenção Básica do município de Itapevi, sendo fragmentados posteriormente em objetivos específicos. Após a utilização de alguns métodos de investigação, como campo de pesquisa e sessões de grupos de reflexão, cinco eixos temáticos foram realizados: político-institucional, ideológico-cultural, afetivo-emocional, cognitivo-relacional e habilidades-atitudes, conclui-se que mudanças precisam ser realizadas em um âmbito geral.

 

Por fim, a ex-aluna Alba Fumiko Simakawa apresentou o projeto “Análise de indicadores de saúde e sua apropriação para mudanças nas práticas dos profissionais da Atenção Básica”.

 

Com a justificativa do trabalho sendo se os indicadores de saúde poderiam ser mais utilizados pelas equipes de Atenção Básica para a qualificação de suas ações, a finalidade foi analisar os indicadores de saúde do município de Itapevi e promover reflexão dos profissionais de saúde sobre suas utilizações para qualificar a Atenção Básica. Para isso, foram realizadas três oficinas de trabalhos e a elaboração de uma cartilha com 14 indicadores, sendo essa final com o objetivo de provocar nos profissionais a apropriação e sua responsabilidade nas práticas que influenciam seus resultados.  Tirou-se como conclusão que esse estudo sugere que trabalhar com indicadores neste formato de cartilha parece ser positivo e produtivo gerando a possibilidade na elaboração de propostas envolvendo os profissionais de saúde.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado