Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Evento celebra 10 de PPSUS-SP

O auditório Walter Leser, no Instituto de Saúde (IS), recebeu, no dia 10 de novembro, as comemorações dos 10 anos do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS-SP), destinado a fomentar, por meio de recursos financeiros, o desenvolvimento de pesquisas ligadas a saúde. Na ocasião, foram compartilhados experiências administrativas e resultados de pesquisas possibilitadas pelo financiamento do PPSUS-SP. Maritsa Carla de Bortoli, uma das responsáveis do IS pela administração do Programa, foi a responsável pela organização do evento.

 

Ao todo, foram 11 apresentações, que abrangeram o funcionamento do programa - distribuição de recursos, análise de projetos, importância etc. - e também expuseram experiências exitosas proporcionadas pelo apoio financeiro do Programa.

 

Na abertura do evento foram apresentados os resultados e avanços do programa no estado, bem como considerações sobre os desafios e expectativas para o futuro.  Luiza Sterman Heimann, diretora do IS, destacou como o PPSUS-SP constrói "pontes sobre o abismo que, às vezes, existe entre os mundos da Academia e o dos serviços". Simone Godoy (Fapesp), apontou que pesquisa científica demanda tempo, por isso o programa merece continuar existindo por mais dez, vinte anos. Dr. Sérgio Muller, coordenador da CCTIES/SES-SP, ressaltou a importância do programa para SUS como um todo. Por sua vez, Érica Ell, coordenadora nacional do PPSUS pelo DECIT/MS, apresentou dados do programa nacional e Floriano Nuno Filho, do COSEMS-SP, destacou a importância da divulgação dos resultados dos projetos para os gestores do SUS.

 

Heimann destacou como o PPSUS-SP constrói "pontes sobre o abismo que existe entre os mundos da Academia e o dos serviços"

 

Em seguida, Sonia Venâncio, vice-diretora do IS, apresentou uma síntese do histórico do PPSUS-SP e destacou alguns avanços, como a implementação da discussão das prioridades das linhas de pesquisas entre gestores e pesquisadores e o monitoramento dos impactos dos projetos dentro dos serviços.

 

Mais tarde aconteceu o Painel Experiências Exitosas, que trouxe seis pesquisadores de projetos já finalizados do PPSUS-SP para relatar suas experiências com o desenvolvimento dos projetos e a incorporação dos seus resultados. Os projetos foram separados em dois grandes eixos, tecnologias e gestão, e após as apresentações houve um debate.

O Painel Experiências Exitosas trouxe seis pesquisadores de projetos já finalizados do PPSUS-SP para relatar suas experiências
 

No evento foi apresentada a revista online "Experiências Exitosas", publicação do IS, também organizada por Maritsa Bortoli, que irá divulgar os projetos e produtos realizados com recursos do PPSUS e que tenham potencial para incorporação pelos serviços ou que obtiveram resultados positivos neste sentido. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado