Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Em seu primeiro dia, reunião sobre Racismo Institucional promove roda de conversa

29 de setembro de 2016

 

 

A Reunião Técnico Científica com o tema "Enfrentando o Racismo Institucional", iniciada ontem (28/09) no Instituto de Saúde (IS), recebeu convidados de diversos estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, atuantes na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

 

Buscando proporcionar uma base teórica e dar introdução ao tema, a doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP), Naiara Gajo Silva, apresentou conceitos sobre a avaliação de programas e políticas destacando sua importância para a tomada de decisão e para uma administração pública de qualidade. Naiara enfatizou a relevância do questionamento sobre o conteúdo e o impacto da política para que se possa obter um conhecimento mais aprofundado e sistematizado, objetivando adquirir os resultados esperados como a produção e utilização de seus indicadores.

 

O evento contou ainda com uma roda de conversa sobre a construção de um modelo lógico para a execução da política, levando em consideração os resultados obtidos no questionário sobre a implementação da PNSIPN respondido por Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e por Secretarias Estaduais de Saúde (SES) em 2015. Além de retomar os objetivos iniciais da política, foram analisadas as diretrizes e dificuldades de sua implementação levantando possíveis problemas na linguagem de sua documentação por não possuir uma delimitação mais específica dos processos e dos resultados, o que colocou em questão a atualização da política para que se possa chegar aos indicadores.

 

Núcleo de Comunicação Técnico Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado