Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Colaboração entre Instituto de Saúde e Franco da Rocha fortalece decisões de saúde com base científica

21 de agosto de 2023

 

 

O histórico sobre a parceria entre o IS e a gestão municipal de Franco da Rocha demonstra uma grande e nova possibilidade nos processos de tomada de decisões na área de saúde. Por meio de áreas técnicas da instituição como Programa de Especialização em Saúde Coletiva, a assessoria técnica e o Núcleo de Evidências, essa colaboração proporcionou uma abordagem personalizada e fundamentada em evidências para atender às necessidades específicas da administração municipal.

 

Um breve relato sobre a ação do Núcleo de Evidências apontou que a partir do levantamento dos problemas prioritários, a equipe do Instituto de Saúde se dedicou a produzir sínteses de evidências para informar políticas que abordaram áreas cruciais, como saúde mental, mortalidade materna e doenças não transmissíveis. Essa parceria não apenas beneficiou Franco da Rocha, mas foi muito importante para o Núcleo de Evidências porque ampliou o alcance do Instituto de Saúde, integrando-se a redes nacionais de políticas informadas por evidências.

 

A expertise do Núcleo se expandiu com colaborações externas e parcerias com o Ministério da Saúde. Essa ampliação também teve impacto nos programas de formação oferecidos pelo instituto, incorporando a abordagem de Políticas Informadas por Evidências (PIE) como disciplina fundamental na Especialização em Saúde Coletiva, no Programa de Mestrado Profissional e em cursos de curta duração ofertados para os profissionais do SUS (CurSUS).

 

Maritsa Bortoli, pesquisadora do Instituto de Saúde, destaca que “Por meio dos processos de Tradução do Conhecimento, conseguimos apresentar uma resposta técnica que atendesse às prioridades da gestão eleita...”. A parceria seguiu adaptando-se à novas demandas, como a elaboração de linhas de cuidado, como por exemplo a de saúde da mulher.

 

Comprovando a força da parceria que se estabeleceu ao longo dos anos, merece destaque a redução de 56% na mortalidade infantil entre 2017 e 2021, um feito que levou Franco da Rocha a conquistar o "Prêmio Band Cidades Excelentes". Em meio a 647 municípios concorrentes, o município foi premiado na categoria "saúde e bem-estar". O reconhecimento destacou o impacto positivo do Instituto de Saúde na conquista desse resultado.

 

A colaboração entre o Instituto de Saúde e Franco da Rocha exemplifica o poder das decisões informadas por evidências na melhoria da saúde coletiva. Essa parceria inspiradora mostra como a pesquisa e a prática podem trabalhar juntas para promover mudanças significativas.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado