Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Aluna de mestrado do IS apresenta trabalho sobre controle do tabagismo no Congresso da APSP

Valéria Longanezi, aluna do Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Saúde (IS), desenvolveu uma pesquisa sobre o tratamento oferecido pelo Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) nos municípios do estado de São Paulo na rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do trabalho foi verificar a efetividade do tratamento oferecido pelo programa, comparando a taxa de abandono do habito de fumar por seus pacientes com aquela estabelecida pelo próprio PNCT, que seria 30%, após um ano de tratamento. O trabalho foi apresentado no Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública, que aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro, em São Carlos.

 

O estudo de Valéria baseia-se em uma mostra de 189 pacientes que participaram das quatro primeiras sessões do tratamento realizado no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD-SES/SP) entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. Desses, 30 foram entrevistados por telefone para investigar a porcentagem de pacientes que haviam cessado de fumar em qualquer momento dos 12 meses após o início do tratamento. "31,7% dos pacientes tiveram esse comportamento, o que revela o cumprimento da meta do programa", diz a mestranda.

 

As entrevistas mostraram também que, após o período do tratamento, 76% dos pacientes da mostra não conseguiram cessar o hábito.

 

Outro dado importante obtido na pesquisa, de acordo com autora, foi o aumento do número de unidades que oferecem o tratamento:

 

"O número de municípios e unidades que oferecem o tratamento aumentou de 113 para 229 entre os anos de 2012 e 2015. Vale ressaltar ainda que os indicadores do tratamento das quatro sessões estruturadas do programa levaram a um índice médio de 44% de cessação do tabagismo no estado, após um mês do início do tratamento", afirma Valéria.

 

A mestranda lembra que até o momento, apenas 15% da amostra foi entrevistada e, dessa forma, por esses dados, não é possível ainda concluir que o programa é ou não efetivo, mas sim que contribui para a diminuição da prevalência de fumantes.

 

Atualmente, Valéria desenvolve sua pesquisa de mestrado no IS sobre "Efetividade do Programa de Tratamento do Tabagismo oferecido pelo SUS no Estado de São Paulo", com previsão de conclusão para março de 2016.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado