Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Pesquisadoras do IS participam do II Encontro Nacional da Rede EVIPNet Brasil.

07 de novembro de 2023

 

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2023 aconteceu em Brasília o II Encontro Nacional da Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil (EVIPNet Brasil). A Rede EVIPNet é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde - OMS que tem como objetivo promover o uso das melhores evidências científicas nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas, serviços e programas de saúde.

 

No Brasil, a Coordenação-Geral de Evidências em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (CGEvi/DECIT/SCTIE/MS) é responsável pela coordenação da EVIPNet Brasil, e foi a instituição responsável pela organização do evento que reuniu representantes dos Núcleos de Evidências (NEv) da Rede, da EVIPNet Global, CONASS, CONASEMS, OPAS, Ministério da Saúde, bem como de outras organizações parceiras da Rede.

 

Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

 

O Instituto de Saúde (IS) marcou presença com a participação das pesquisadoras  Maritsa Carla de Bortoli, diretora do Centro de Tecnologias para o SUS (CTS-SUS) e coordenadora do NEv-IS, e Cintia de Freitas Oliveira, diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde (NFGTS). Maritsa foi convidada pelo Ministério da Saúde para participar da mesa redonda “Experiências exitosas: Implementação de Políticas Informadas por Evidências (PIE) e inovação a favor de um sistema de saúde sustentável e equânime, e sua relação com a produção de evidências para apoio à tomada de decisão no SUS”.

 

Em sua exposição, Maritsa enfatizou a missão institucional do IS, fortemente alinhada aos princípios da Tradução do Conhecimento, exemplificando como os projetos do NEv-IS têm fomentado, ao longo de 8 anos,a articulação entre a gestão e a pesquisa, e apoiado a tomada de decisão no SUS em todas as etapas do ciclo de políticas, tendo sempre como horizonte a democratização do conhecimento e a promoção da equidade. Outro ponto relevante foi a contribuição do NEv-IS na formação de recursos humanos em PIE. Por fim, foi ressaltada a importância das instituições parceiras para alcançar os resultados do NEv-IS, expressando o desejo de ampliar o núcleo, estabelecer novas parcerias e continuar colaborando com o Ministério da Saúde e outras instituições para fortalecer a Rede EVIPNet Brasil.

 

Rhaila Barbosa (CGEvi/DECIT/SCTIE/MS) e Maritsa Carla de Bortoli apresentado os resultados da implementação do NEv-IS

 

Esse evento foi uma oportunidade para as pesquisadoras do IS interagirem com  diversas frentes de trabalho do NEv-IS, com pesquisadores da Coalizão Brasileira pelas Evidências, HCor, Veredas, Fiocruz e muitas outras instituições. Juntos, compartilharam conhecimentos e promoveram o uso das melhores evidências científicas para aprimorar políticas, serviços e programas de saúde.
 

Integrantes da Coalizão Brasileira pelas Evidências

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado